Juventude Missionária do Mato Grosso investe na formação

O Centro Nova Evangelização (CENE) da CNBB, na cidade de Cuiabá (MT) acolheu o 4° Encontro Estadual de Formação para líderes da Juventude Missionária, conhecido como “Eljumi”. A formação reuniu, nos dias 24 e 25 de junho, 26 jovens das dioceses de Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Primavera do Leste e contou com a assessoria do padre Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF).

IMG_20170625_195900O assessor trabalhou o tema: “Discípulos missionários para uma Igreja em saída” a partir do Texto-base do 4° Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado em setembro na cidade de Recife (PE). Padre Badacer mostrou aos jovens como viver a alegria do encontro com Deus e anunciar o Evangelho com essa alegria. Destacou a Igreja em saída que o papa Francisco tanto nos pede.

Para que os jovens pudessem vivenciar o texto foi trabalhado dinamicamente o ver, julgar e agir, finalizando com perguntas sobre o capítulo. Em grupos, foram feitas propostas para os grupo de JM, por exemplo, assumir a missões paroquiais, diocesanas e estadual como um incentivo para os jovens almejarem missões nacionais e “ad gentes”.

A programação incluiu também momentos de orações como o terço luminoso e a celebração Eucarística.

Na presença do padre Badacer foi definida uma equipe de formadores estatual.
Jonas Molinari Araújo, da diocese de Sinop, coordenador estadual; Diego Barros, da diocese de Sinop, vice coordenador; Lucas Souza e Sara Natyele Leite ambos da diocese de Barra do Garças, secretários. Eduardo Krampfert, da diocese de Rondonópolis, Monique Schwarz, da diocese de Sinop e Kamyla Stinghen, da diocese de Primavera do Leste, assessores.

IMG-20170624-WA0022Para a jovem Kamyla Stinghen, da diocese de Primavera do Leste, “a distância não contou muito comparado ao desejo de conhecer o trabalho da Juventude Missionária no Mato Grosso. Foi uma experiência incrível. Desde o momento da minha chegada onde eu fui bem acolhida pelos jovens missionário de vários lugares e idades. Fiquei feliz em saber que posso contribuir com a missão que Jesus nos deixou”.

O jovem Lucas Silva, da diocese de Barra do Garças relatou que foi “uma experiência incrível, algo realmente novo e transformador em minha vida. Tive o prazer de conhecer o padre Badacer. Durante sua palestra ele citou uma frase que irei levar comigo sempre. ‘O ápice da alegria é quando nós conseguimos fazer um encontro pessoal com Cristo’”.

Para Lucas os diversos momentos de oração foram profundos. “Durante uma dança circular feita pelos jovens eu consegui mergulhar na oração e por um breve momento pude desfrutar desta alegria que o assessor havia falado. E após essa experiência, o ardor missionário reacendeu de tal forma que passei a ver o mundo de maneira diferente, com mais carinho, amor e misericórdia”.

Com informações da JM do Mato Grosso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados