Impulsionada pelo Espírito Santo e motivada pela alegria do Evangelho, a Juventude Missionária (JM), diocese de São Mateus realizou a I Missão Jovem. A iniciativa atende ao apelo do papa Francisco de ser Igreja em saída, que vai ao encontro, escuta, acolhe e se solidariza com as diferentes realidades.
A missão aconteceu nos dias 26 a 28 de janeiro na paróquia Nossa Senhora das Graças, município de Vila Valério (ES) com o tema “Juventude Missionária para uma Igreja em saída, e o lema “Sai de tua terra e vai para a terra que eu vou te mostrar” (Gn 12,1). Jovens das diversas paróquias da diocese percorreram o caminho de discípulos missionários dentro das realidades situadas em contexto urbano da paróquia de Vila Valério.
O encontro contou com momentos formação assessorados pelo padre João Batista Vieira, assessor da Dimensão Missionária da diocese e Solivan Altoé, assessor estadual da Juventude Missionária.
Padre João Batista abordou duas temáticas: juventude para uma Igreja em saída, e o tema do Sínodo 2018: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O sacerdote provocou os jovens dizendo que “Cristo os espera para uma grande missão, não tenhais medo”. Segundo padre João, é preciso atender decisivamente o apelo do papa Francisco “sejamos uma Igreja em saída que vai ao encontro dos irmãos nas periferias existenciais e sociais”.
Solivan Altoé trabalhou o fundamento trinitário da Missão, o discipulado missionário e a cooperação missionária: “A partir da escuta atenta nos encontramos com o ressuscitado e a alegria desse encontro nos impulsiona para o anúncio desta grande notícia. Além do anúncio, a Igreja necessita que cada cristão se comprometa com a cooperação missionária que anima sua caminhada de evangelização e crescimento da fé numa perspectiva além-fronteiras”, destacou o jovem.
No sábado, 27, imitando um Deus que se fez peregrino em Jesus de Nazaré, os jovens experimentaram o encontro com as famílias em suas realidades, efetivando a proposta da Juventude Missionária. Partilhando a alegria do ressuscitado e acolher as angústias, medos e alegrias das pessoas, puderam fortalecer ainda mais a espiritualidade nessas visitas missionárias.
Durante a oração missionária seguindo a metodologia da JM (Ver, Iluminar, Agir e Celebrar), os jovens foram provocados pelas reflexões sobre as diversas formas de violência na sociedade, tema da Campanha da Fraternidade desse ano. Os participantes traçaram compromissos pessoal, comunitário e além-fronteiras. Na última parte da oração, diante de Jesus no Santíssimo Sacramento, cada um afirmou seus compromissos pessoais.
A programação incluiu ainda partilha e testemunhos da experiência, além de escolher dois compromissos comunitário e além-fronteiras daqueles propostos por eles na oração da noite anterior.
Comunitário: Promover a espiritualidade missionária estimulando a formação e o avivamento de grupos de IAM e JM na diocese; ser grupos de IAM e JM sempre acolhedores e solidários às pessoas e à casa comum nas diversas realidades e situações, a serviço dos irmãos mais necessitados e sofredores e da casa comum.
Além-fronteiras: promover a cooperação missionária nas suas formas material (doações) e espiritual (orações e intenções), além de manter a comunicação com os missionários além-fronteiras; realizar intercâmbios missionários entre grupos; promover a cultura da paz na superação de todas as formas de violência.
O encontro encerrou com a missa presidida pelo padre Enizael, pároco local, que enviou os jovens para suas comunidades, sob os pedidos de intercessão de Nossa Senhora, Rainha da Missão e dos santos padroeiros das Missões.
JM do Espírito Santo
Uma resposta
eu quero ideias para uma passeata da iam com o tema da cf 2018