Juventude missionária de Eirunepé (AM) realiza retiro

A Juventude Missionária de Eirunepé (AM), pertencente à mesorregião do sudoeste amazonense, realizou nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o tradicional Retiro de Animação e Espiritualidade Missionária. A iniciativa foi promovida pelos jovens missionários da Paróquia São Francisco de Assis, que contou com a participação de mais de 75 jovens, entusiasmados em fortificar e alavancar o serviço missionário nos plúrimos coletivos local.

jm1Com o tema “Juventude a Caminho da Santidade” o retiro missionário teve como propósito explicitar os contornos e as bordas da trilha a ser percorrida pelos jovens que buscam exercer sua missão de forma permanente e consciente, seguindo os passos de Jesus, missionário por excelência.

Com fulcro no tema-gerador 2017 “Juventudes e Identidades”, da Jornada do Jovem Missionário, o retiro também abordou temas sobre a pluralidade das manifestações juvenis, local e universal, contando com a participação de palestrantes especialistas em juventude, discipulado e missão.

Para Dilson Pinto, assessor paroquial da Juventude Missionária, o retiro alcançou seu propósito, que era de revigorar o ardor missionário, formar de acordo com as diretrizes e orientações da (JM), rezar e sair em missão. “Apesar dos desafios e contratempos, avalio de forma positiva a reunião de todos os jovens missionários de nossa paróquia, é gratificante ver a felicidade estampada no rosto de cada jovem, isso motiva a ser perseverante na missão que Deus me confiou!”, relatou o assessor.

jm2

O evento contou ainda com momentos riquíssimos de convivência, espiritualidade, formação, confissões e reflexões. A jovem Sândila Vieira, Secretária Estadual da JM (AC), relatou que ficou maravilhada com organização e com o empenho de todos os coordenadores e membros. “Cada momento, cada atividade, cada palestra e cada detalhe do retiro foi pensado com muito carinho para acolher e motivar todos os jovens missionários que queiram caminhar com Cristo de uma maneira santa, coerente e cumprindo o mandato de Jesus “Ide, pelo mundo e evangelizai” tudo isso só foi possível graças a uma equipe responsável e comprometida”, destacou.

jm6Na noite cultural, os jovens foram divididos em equipes, representando cada continente, onde foram convidados a debaterem e refletirem acerca da realidade, cultura, religião e necessidade de cada lugar do mundo. Os jovens apresentaram ainda danças típicas, teatros e pantomimas, referentes a cultura dos cinco continentes.

Na oportunidade, foi realizada a composição da nova coordenação da Juventude Missionária por comunidade, com o anseio e o entusiasmo de trabalhar com mais alegria e perseverança em 2018.

O Retiro de Animação e Espiritualidade Missionária somente foi possível mercê do empenho de todos quantos ajudaram a realizá-la. Grupos de bases, assessoria paroquial, assessoria estadual (AC), todos foram importantes, cada um a sua maneira e do seu modo, dando sua parcela de contribuição para o resultado que hoje se estampa e reflete nos grupos e no sorriso de cada jovem.

Por Alex Rodrigues, coordenação JM

Outras notícias