Jovens em Missão na diocese de Amparo (SP)

“Pensamos que íamos evangelizar e saímos evangelizados. Pensamos que íamos levar Cristo e, na verdade, encontramos o Cristo; um Cristo sofredor, pobre, necessitado, um Cristo que chora e nos fez chorar”. O testemunho da jovem Daniela Bianchi é compartilhado pelos tantos outros jovens que, nos dias 29 setembro a 1º de outubro, participaram da primeira Missão Jovem da diocese de Amparo (SP), organizada pelo Setor Juvenil da diocese, uma das ações para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado neste mês de outubro.

missao jovem amparo2Aproximadamente 70 jovens participaram da missão, que incluiu momentos de oração, partilha, visita às famílias assistidas pelas Conferências Vicentinas da cidade, aos enfermos, bênção de casas, atividades culturais, com os moradores em situação de rua, reza do Terço Missionário com as religiosas da cidade, via sacra ecológica com plantio de árvores entre outras ações, que aconteceram em todas as seis paróquias da cidade e ajudaram os jovens a vivenciarem experiências em diversas realidades.

“A missão foi um verdadeiro momento para percebemos o vigor que a Igreja possui e que precisamos sempre nos descobrir na alegria do ir ao encontro, da fraternidade. Minha gratidão a todos que se colocaram à disposição na organização, celebração, em cada momento de partilha, visita, transporte, a todos que nos acolheram com alegria e devolveram o sorriso no rosto e esperança de tanta gente. As atividades foram momentos ricos de reencontro, graça e provocação, de ser uma verdadeira Igreja em Saída, como nos pede insistentemente o papa Francisco. Ser missionário não é algo novo mas, um forma nova de olhar para aquilo que já somos”, conta o assessor eclesial do Setor Juvenil da diocese, padre Carlos Panassolo.

Para o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Everton Nucchi, o jeito espontâneo de ser e o olhar apaixonado de cada jovem o fez ter uma grande experiência com Deus. “Ver os jovens sair ao encontro dos mais necessitados, dos pobres moradores de rua, por exemplo, suscitou-me a esperança de um futuro cuja Igreja se encarna nas limitações humanas, se preocupando menos com suas estruturas e se tornando cada vez mais promotora da vida e da dignidade humana”, conta.

O encerramento da missão aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Amparo com celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Gonzaga Fechio, e concelebrada pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Anderson Frezatto, e pelo assessor eclesial do Setor Juvenil, padre Carlos Panassolo.

missao jovem amparo3

Os jovens da diocese voltam a se reunir nos próximos dias 28 e 29 de outubro para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), evento que contará com acampamento, palestras, vigília, missa, exposição de quadros, shows e outras ações.

Pascom, diocese de Amparo (SP)

Outras notícias