Jovens do Rio Grande do Sul participam de Semana Missionária em Porto Alegre

Jovens de todo o estado terão a oportunidade de fazer uma experiência missionária em Porto Alegre, no final deste mês, onde visitarão diversas realidades. De 17 a 23 de julho, conhecerão e acompanharão a rotina das pessoas que trabalham com reciclagem de lixo, presidiários, crianças e adolescentes em vulnerabilidade, e pessoas que vivem com HIV.

A iniciativa é parte das ações do Plano Bienal para 2016 e 2017 do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, que tem como tema transversal o cuidado com a vida. A coordenadora do Serviço, Ir. Zenilde Fontes, explica que a metodologia desta experiência missionária está embasada nas orientações das Diretrizes Gerais da CNBB, e segue a pedagogia do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão eclesial. Além disso, será uma vivência de pastoral conjunta e orgânica.

Ouça a notícia da Rádio Vaticano

A proposta é fazer a experiência de viver com as pessoas o seu cotidiano, participando de sua rotina e, a partir dessa vivência da rotina do outro, fazer o exercício de perceber Deus.

“Um cristão que não vive a caridade fica com uma fé deficiente. A dimensão missionária da nossa fé faz parte do DNA do cristão e é o elemento comum entre todas as vocações. Assim que somos batizados, assumimos o compromisso com o anúncio”, diz a Irmã Zenilde.

“Ter participado da Semana Missionária Regional em 2015 me trouxe a consciência e o despertar pra uma Igreja em missão e em saída, uma Igreja unida, que vai muito além do meu carisma ou grupo de base. Ali percebi o quão é lindo e importante fazer parte de Semana-Missionária-2017-boxuma comunidade ativa, que se preocupa com o próximo, que vai ao encontro, que vê dignidade em todas as pessoas, que serve à Deus com amor e de todo o coração. E assim, despido de qualquer vaidade ou superficialidade, encontrei muito Deus e de uma forma bastante simples, no irmão que sofre”, conta o jovem Bruno Trindade, da Diocese de Cachoeira do Sul.

Natália Bernardo, da Arquidiocese de Pelotas, participará da Semana Missionária este ano. “Ir para a semana missionaria 2017, está sendo uma grade expectativa para mim. Já faz algum tempo que venho tentando fazer o movimento de tocar outras realidades, acredito que quando vamos ao encontro do outro, encontramos o próprio Cristo”, disse.

Locais e itinerário
A missão ocorrerá na Fonte Colombo – que trabalha com pessoas que vivem com HIV -, Presídio Central, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), na Lomba do Pinheiro, Galpão de Reciclagem da Vila dos Papeleiros, Abrigo João Paulo II e Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), local onde, além da reciclagem do lixo, são desenvolvidos programas culturais e projetos de inserção no mercado de trabalho, por meio do Polo de Desenvolvimento Tecnológico e Escola de Ensino Médio, com foco no projeto de vida dos jovens aprendizes e no seu empoderamento para assumir seu lugar na sociedade.

Ao chegarem em Porto Alegre, na segunda-feira (17) pela manhã, os missionários e missionárias participarão de uma acolhida com momento de sensibilização para a vivência da missão. A atividade será conduzida pelo padre Camilo Pauletti, missionário que vivenciou diversas realidades de missão em locais como a África e a Amazônia, e que presidiu as Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília.

O primeiro contato com as realidades será por meio de oficinas, onde os jovens missionários terão acesso a informações sobre os locais de missão e como será a vivência em cada local.

Ao longo da semana, cada jovem visitará três lugares diferentes e, à noite, serão acolhidos pelas famílias das paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora da Saúde, São Luiz Gonzaga, São Jorge, São Francisco, na Área Pastoral Leste da Arquidiocese de Porto Alegre, no Bairro Partenon.

No sábado (22), a acolhida também será em casas de famílias de diferentes paróquias da arquidiocese, onde serão realizadas partilhas das experiências com as comunidades. No domingo (23), ocorrerá a Missa de envio dos missionários e missionárias para suas Dioceses, na paróquia São Pedro e, em seguida, será oferecido pela comunidade um almoço de confraternização.

Fonte: CNBB Sul 3

Outras notícias