JM celebra caminhada na diocese de Bom Jesus da Lapa

Com o tema “Nossa identidade é missionária” e o lema “a fé nos enriquece, servindo a gente cresce”, aconteceu na diocese de Bom Jesus da Lapa nos dias 08 a 10 de junho de 2018 o Segundo Encontro Diocesano da Juventude Missionária.

35061161_1700420126741960_6088356445500211200_nO encontro realizado no CTL da paróquia São José, na cidade de Carinhanha- Bahia, contou com a presença de jovens da paróquia São José Operário em Serra do Ramalho, São José em Carinhanha e Nossa Senhora das Graças em Bom Jesus da Lapa, além da presença do Padre Luiz, e mais quatro jovens da cidade de Malhada- diocese de Caetité, que vivenciaram este momento no intuito de conhecer e formar grupos de juventude missionária em sua diocese.

Na Sexta-feira dia 08, após uma calorosa e animada recepção dos jovens do grupo de JM de Carinhanha, e uma saudação de boas vindas do administrador paroquial, Padre Antônio Júnior, as atividades foram iniciadas com uma explanação da mensagem do Papa Francisco aos jovens em virtude da JMJ-2018, este momento foi conduzido por Padre José Valdo, CM, assessor espiritual diocesano da Juventude Missionária na diocese. Após a leitura da carta, os jovens realizaram trabalhos em grupos, onde fizeram a reflexão da mensagem do Papa Francisco que em seu texto afirma que a JMJ é para os corajosos e não para os jovens que procuram comodidade. O padre José Valdo, CM, em sua apresentação, incentivou os jovens a enfrentarem seus medos para conseguir nadar contra a corrente do consumismo, do imediatismo e das relações superficiais.

35118919_1700416706742302_4990314757396365312_nA irmã Josiane, Religiosa Missionária de Nossa Senhora das Dores, de Vitória da Conquista, esteve presente no encontro diocesano e realizou uma mística de abertura que retoma ao rito do lava pés. “o objetivo é nos levar a olhar com respeito à paroquia que nos acolhe, perceber o caminho que percorrermos desde o último encontro e refletir a ”terra sagrada” que enquanto Juventude Missionará precisamos nos aproximar”, disse a religiosa.
No sábado, o encontro foi conduzido pelo coordenador estadual da JM-Bahia, Daniel Bittencourt, que trouxe para formação pontos da identidade missionária de Jesus Cristo e elementos da espiritualidade missionária, destacando as palavras discipulado, envio/despojamento, proximidade e universalidade. Na oportunidade ainda foi direcionada uma reflexão das quatro áreas integradas, ver, iluminar, agir, celebrar nas dimensões pessoais e comunitárias, na vida dos grupos.

Em continuidade ao processo de formação missionária, durante a tarde, os jovens experenciaram a leitura orante “Os discípulos de Emaús” (Lc, 24,13-35), este momento foi vivenciado de forma dinâmica, integral e bastante participativa, envolvendo todos os que estavam presentes.

35282215_1704086383042001_2831456614362382336_nEm seguida, o bispo diocesano Dom João Cardoso, participou de uma roda de Conversa com os jovens. O bispo explanou sobre a exortação apostólica do Papa Francisco, Gaudete et Exsultate. Logo no início de sua fala, este lembrou a todos que a igreja só existe por causa da missão e que hoje, mais do que nunca, permanece a necessidade de sermos igreja em saída. No decorrer dos cinco capítulos da exortação apostólica que foram apresentados, Dom João grifou a importância de valorização dos “santos ao pé da porta” expressão trazida pelo papa Francisco em sua exortação, que nos convida a enxergar nos exemplos do dia-a-dia a santidade existente no povo mais humilde da igreja, e reforçou:” todos são chamados a serem santos em seu contexto”.

A programação do encontro incluiu danças circulares, em diversificados momentos e para diversas finalidades, entre elas a de aprofundamento da identidade missionária, a da reflexão da nossa caminhada e sobre liderança. Ainda no sábado, houve o momento de espiritualidade em que se rezou o terço missionário, esta oração foi realizada em movimento, caminhando no espaço do encontro entre um mistério e outro e rezando pelas realidades de cada continente. O dia foi encerrado com uma noite cultural em clima de São João, houve muita diversão, com quadrilha e comidas típicas.

No domingo aconteceu a missa de envio celebrada pelo padre José Valdo, CM e o padre Antônio Junior, a celebração foi encerrada com uma benção a todos os jovens que participaram do encontro e a todas as pessoas que contribuíram para a realização deste lindo momento.

35058319_1700415983409041_627197939705446400_n

Após a celebração, realizou-se uma visita ao cais da Praça Carinhanha, que é localizada à margem do rio São Francisco. Contemplando o rio, foi feita uma mística rezando a oração de São Francisco. Posteriormente os jovens realizaram uma caminhada de volta ao local do encontro.

O encontro ainda celebrou o encerramento da Corrente Solidária 2018 e no dia de domingo foi retomado o plano de articulação do triênio da Juventude Missionária do Brasil, destacando o projeto Juventudes Ad gentes e a Experiência Missionária Nacional. A mística de encerramento foi marcada pela memória dos momentos vivenciados durante o encontro, e o envio foi feito pelos próprios jovens, uns com os outros.

35054363_1700414746742498_2324245960529543168_n (1)Na oportunidade do encontro, foi realizada uma eleição da nova equipe de coordenação diocesana, estava presente, o assessor espiritual da JM, padre José Valdo, o coordenador estadual da JM, Daniel Bitencourt, a então coordenadora diocesana da JM Meik Silva e os coordenadores dos grupos de base da JM da diocese. A coordenação foi eleita, sendo representada por uma equipe que irá trabalhar em conjunto sendo estes; Uarlei, representante de Carinhanha; Juliele de Bom Jesus da Lapa e Gisele Souza de Serra do Ramalho.

O coordenador estadual apontou que haverá compromissos a nível diocesano, estadual e nacional para serem cumpridos e que cada grupo de base agora deve aplicar o conhecimento adquirido, fortalecer o carisma e se prepararem para estes novos desafios e desejou um bom trabalho à nova equipe.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77