Irmãs Scalabrinianas preparam campanha para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

“Eu não, nós” é o tema escolhido para a 2ª Campanha para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, iniciativa das Irmãs Scalabrinianas em favor da acolhida compassiva às pessoas em situação de migração e refúgio, para celebrar a diversidade como bem necessário à paz e à fraternidade.

A realizar-se nos 16 a 26 de setembro de 2021, a Campanha pretende ser uma ação das igrejas, universidades, juventudes, organizações, instituições, pastorais, movimentos, comunidades e dos mais diversos espaços da sociedade.

O tema é inspirado na Mensagem do Papa Francisco, intitulada “Rumo a um nós cada vez maior” e na sua Encíclica “Fratelli Tutti” que denuncia a tendência crescente do egoísmo, justificado pela necessidade de autoproteção em tempos de pandemia e em meio a outras crises que ameaçam a sociedade contemporânea.

Nesse sentido, por ocasião do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, o Papa reforça o convite a não pensarmos nos migrantes e nos refugiados como os “outros”, mas trabalhar na construção do “nós cada vez maior” e apontar caminhos comuns. Unidos em um único abraço na diversidade de seres humanos devemos cuidar da Casa Comum como nosso habitat natural que nos faz todos irmãos e irmãs.

A programação prevê atividades online devido à pandemia. Possíveis atividades presenciais devem obedecer às normas sanitárias anti-Covid-19.

Organização
A Campanha é uma iniciativa da Assessoria de Imprensa Scalabriniana e conta com uma Equipe interconfessional, intercongregacional, composta por padres, religiosas, pessoas em situação de migração e refúgio, jornalistas e artistas.

Quem pode participar
A organização da Campanha convida a todas as pessoas de boa vontade a participarem ativamente, promovendo algum evento em suas Redes Sociais e espaços: grupos religiosos diversos, ONG’s, movimentos, pastorais, grupos, juventudes, artistas, “ rumo a um nós cada vez maior”.

Material da Campanha
Os materiais de apoio da Campanha incluem: Texto-base, artes para Redes Sociais, vídeos, podcasts, camisetas e manual, entre outros.

A Campanha “Eu não, nós” de 2021 sucederá a exitosa Campanha “Em fuga”, de setembro de 2020, que versou sobre os deslocados internos no Brasil e no mundo. Todo o conteúdo da Campanha “Em Fuga” se encontra na edição especial da Revista Exodus.

Serviço:
Campanha “Eu não, nós” – Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2021
Contato: Imprensa Scalabriniana
E-mail: imprensascalabrinianasp@gmail.com

Fonte: Imprensa Scalabriniana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados