Inscrições para profissionais da saúde que desejam fazer experiência na Amazônia

Atendendo ao chamado de Cristo e da Igreja, a Comissão para Ação Missionária com a Comunidade Epifania através do projeto Igreja Irmã, da Prelazia de Lábrea lança a Missão Laguna Negra 2020. De 25 de maio a 31 de julho de 2020. Os municípios de Pauini, Tapauá, Canutama e Lábrea serão o cenário da Missão Laguna Negra, que visa despertar no voluntário da saúde a vivência da vocação missionária, convivendo, conhecendo, aprendendo e trocando experiências na realidade amazônica das comunidades ribeirinhas e indígenas.

Para a participação na missão é preciso preencher o formulário, que será disponibilizado até dia 06 de março de 2020. Cada voluntário deverá providenciar suas despesas de ida e volta até o local, porém, a comissão organizadora pelo projeto proverá recursos para o desenvolvimento da missão na respectiva prelazia que acolhe.

missãoOs selecionados participarão de formações ministradas pelos missionários da Comunidade Epifania juntamente com a Comissão para Ação Missionária da Arquidiocese de Vitória. Haverá formação presencial com as equipes formadas, para estudo, convivência, celebração e envio à missão.

Durante a missão, os atendimentos diários começam às 8 horas e terminam às 17 horas. No final de cada dia é realizado um momento de celebração ou uma missa, presidida por padres participantes. Diversas atividades são realizadas durante o período de três meses ao longo da missão: consulta médica com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos; tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal; curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular; visitas domiciliares com atendimento de oração e atendimento domiciliar a idosos.

A região tem mais de 230 mil Km² e uma população de 81 mil habitantes, a maioria católica. A prelazia tem quatro paróquias: Lábrea, Tapauá, Canutama e Pauiní. Conta com dois sacerdotes seculares residentes, oito sacerdotes agostinianos recoletos, seis irmãos maristas e dez religiosas. A Ordem de Agostinianos Recoletos recebeu a missão de atuar na região desde 1922. A Igreja Irmã de Vitória (ES), desde 1972 ajuda financeiramente e em pessoal.

Projeto Igreja Irmã

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2019 completaram-se 47 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea (AM) e a Arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores da Arquidiocese e da Prelazia, bem como mudanças na dinâmica do Projeto visando ampliar e qualificar sua ação.

Prelazia de Lábrea está situada no centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao regional Noroeste da CNBB. Quatro municípios com uma extensão territorial de 232.240,0Km², quase o tamanho do estado de São Paulo. A Prelazia é composta por quatro paróquias: N. Sra. de Nazaré (Lábrea), São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária (entre Canutama e Tapauá).

Os projetos missionários desenvolvidos na Amazônia com o generoso apoio das Igrejas Irmãs servem de sinal, recordação e incentivo para que toda a Igreja no Brasil seja, de fato, missionária, ‘em estado permanente de missão’. O objetivo do Projeto Igrejas-irmãs é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia.

Serviço
Missão Laguna Negra – Barco Hospital
Data: 25 de maio a 31 de julho de 2020
Local: Prelazia de Lábrea – Amazonas
Inscrições: através do link até dia 06 de março
Mais informações: (27) 99961-5600 / (27) 3025-6292 / [email protected]

Outras notícias