Infância e Adolescência Missionária lança a 9ª Jornada Nacional

“Testemunhar o amor é nossa missão” é o tema central da 9ª Jornada Nacional da IAM, que tem como lema “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” (1 Jo 1,3), sendo inspiração para a produção da nova arte.

Para nos auxiliar na reflexão, todos os anos o cartaz é produzido e ilustrado conforme o tema da jornada, a fim de traduzir a mensagem a ser vivenciada. A imagem mostra os mascotes em seguimento a Jesus, símbolo da mensagem de amor incondicional, enquanto estão em missão, representado pelo caminho nas cores missionárias. O fato de estarem em movimento e cada um com uma ação missionária (louvor, doação, oração, missão) faz relação ao lema, pois estão vendo as ações de Jesus e ouvindo sua mensagem de amor, ao mesmo tempo que anunciam esse amor em cada atitude. O cartaz também mostra que o caminho passa tanto pela realidade das grandes cidades, representada ao fundo, quanto pela periferia, representada pelas casinhas ao lado, mostrando que a missão não tem fronteiras.

Como celebrar a Jornada Nacional da IAM
Celebrar esta Jornada é um convite a fazer ressoar no mundo inteiro o que vimos e ouvimos da mensagem anunciada por Jesus e seus discípulos-missionários e traduzir em atitudes concretas os gestos de amor que aprendemos através do anúncio da sua Palavra. É colocar em prática, aquilo que o nosso Papa Francisco nos pede como cristãos: “A Igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que “primeireiam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam…tomam iniciativa! (cf. EG nº 24) “…todos somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária”. (cf. EG nº 20) Que vai ao encontro do próximo, sem distinção, sem fronteiras, consciente do chamado que assumiu: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos…ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado”. (cf. Mt 28,19-20).

Eis, o nosso compromisso de crianças, adolescentes e assessores missionários da IAM nesta 9ª Jornada Nacional: tornar Jesus ‘o Amor’, conhecido e amado, com o nosso testemunho, indo ao encontro, acolhendo a todos, restaurando vidas, confortando corações, levando alegria, pois o amor autêntico é capaz de ver além das aparências e nos faz contemplar no outro o que ele tem de mais belo, a semelhança de um Deus encarnado no meio de nós, presente em tantos irmãos, alguns invisíveis na sociedade. Um Deus que nos faz compreender o verdadeiro sentido do amor-doação, que se dá sem reservas e sem pretensões.

E vamos lá missionários, aproveitar essa jornada e vivificar o nosso ardor missionário e amor pela obra que completa neste ano 178 anos de existência. E a celebração deste ano se dará no dia 30 de maio. A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil, Ela acontece no último domingo do mês de maio (exceto se for domingo de Pentecostes).

Preparação
Como todo evento exige uma preparação e toda festa deve ser bem organizada. Para esse ano, contamos com a sua participação efetiva nas atividades a serem realizadas. Teremos diversas atividades interativas: desafios usando as hashtags #JornadaIAM e #EuSouIAM no Tik Tok, e redes sociais que utilizam. Teremos também Lives, encontros e um calendário com propostas de vivência diária, sempre lembrando do nosso compromisso com a Obra, bem como, momentos de oração em família e testemunhos de missionários. Tudo isso em preparação ao dia da nossa Consagração. E vamos lá, porque testemunhar o amor, é nossa missão!

Atividades
Todos os anos a secretaria nacional oferece uma proposta de roteiro de encontros para a preparação da jornada onde se procura aprofundar o tema da mesma. É importante que os grupos possam viver bem esse momento, são sempre sugestões que precisam ser preparadas e adaptadas conforme a realidade local. Aqui vale lembrar, o protagonismo das nossas crianças e adolescentes. Para que façam desses momentos, uma oportunidade de crescimento espiritual, aprofundando o tema dentro das áreas integradas.

Como se dará a Jornada este ano? Lembramos que ainda estamos em meio a uma pandemia, e inspira cuidados, esses orientados pelas autoridades sanitárias, dos estados e municípios, portanto, pode acontecer de diferentes âmbitos: comunitário, paroquial, diocesano, desde que, tomem os devidos cuidados e sigam as orientações da sua Igreja local.

Neste ano, a garotada é convidada a todos os dias do mês de maio realizar uma ação, refletindo sobre o tema e vivendo os compromissos missionários da IAM.

Junto com toda a família, vai vivendo ao longo do mês a dinâmica da flor, em que a cada final de semana é convidado para recortar e colorir uma das pétalas. Ao final do mês, vamos formar um lindo jardim, colorido com nosso jeito de ser IAM.

Acesse o Roteiro de Atividades da Jornada da IAM

Acesse a Dinâmica da Flor

Roteiros de Encontro

Pensando em colaborar com a preparação para a 9ª Jornada Nacional da IAM, foram disponibilizados os roteiros para crianças e para adolescentes.

Os roteiros trabalham as quatro áreas integradas, com os temas “realidade missionária”, “espiritualidade missionária”, “compromisso missionário” e “vida de grupo”. O material também apresenta dinâmicas de grupo, músicas, jogos e atividades.

Baixe aqui o Roteiro de Encontros para Crianças

Baixe aqui o Roteiro de Encontros para Adolescentes

Missa pela Rede Vida e redes sociais

Conforme a programação, teremos a Missa comemorativa e Consagração no dia 30 de maio, às 11 horas, transmitida pela Rede Vida de Televisão. Onde todos os missionários da Obra, são convidados a preparar um lugar em sua casa e celebrarmos juntos em comunhão com todos os grupos do nosso Brasil. E juntos nesta 9ª Jornada Nacional, possamos testemunhar o amor! De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!
#JornadaIAM
#EuSouIAM

Camiseta da Jornada da IAM

A frente da camiseta está em harmonia com a arte do cartaz oficial, trazendo na parte de baixo da camiseta as logos da IAM e a das POM. A área das costas foi reservada para que cada Diocese ou Paróquia pudesse inserir sua identificação.

A arte está disponível para que os grupos possam confeccionar suas camisetas.

Baixe a camiseta da 9ª Jornada em alta resolução

Acesse os materiais para download

Cartaz da 9ª Jornada Nacional da IAM

Capa de Facebook (Modelo 1)

Capa de Facebook (Modelo 2)

Wallpaper

Arte para feed de redes sociais

Arte para story de redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

3 respostas

  1. Muito lindo Jesus caminhando com as crianças. Seria mto bom se pudéssemos sair em “missão, como no cartaz. Como já fizemos em 2019, mas faremos o possível p celebrarmos a jornada c mto ardor Missionário.

  2. A proposta do cartaz é Muito lindo Jesus caminhando com as crianças. Mas infelizmente não tá sendo a realidade que estamos vivendo na atualidade , o sair e ir ao encontro caminhar com Jesus tá completamente no contexto investido, o caminhar presencialmente não tá devendo a covid,Seria mto bom se pudéssemos sair em “missão, como no cartaz. Como já dizíamos anos passados era maravilhoso ver as crianças e adolescentes na missão, mas faremos o possível p celebrarmos a jornada com muito ardor Missionário.

  3. Caríssima Waldemira, realmente o momento não tem sido fácil para nós que atuamos junto às crianças e adolescentes da Obra da IAM, mas neste contexto, se faz necessário buscar novas formas de ir ao encontro, a missão é de Deus e nós não podemos desanimar conforme o nosso programa de vida nos orienta, mesmo diante das dificuldades, e testemunhar o amor é nossa missão, a começar pelas pequenas ações diárias na realidade em que estamos inseridos. Que belo ver o anseio de fazer a missão e participar da Jornada com mesmo ardor. Que Deus os abençoe e conduzam com seu Espírito Santo e Nossa Mãe Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados