Igreja no estado de São Paulo rumo ao 4º Congresso Missionário Nacional

O Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo) realizou nos dias 26 a 28 de maio, o seu 37º Encontro Missionário Estadual. O evento reuniu na paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha), na diocese de Franca (SP), 152 missionários de diversas dioceses do estado, e contou com mais de 60 pessoas envolvidas nas equipes de trabalho.

DSCN8243Padre Everton Aparecido da Silva, da diocese de Presidente Prudente e assessor do Comire, explicou os objetivos do encontro: “preparar o Regional para o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado nos dias 7 a 11 de setembro em Recife”.
Após a missa de abertura, presidida pelo bispo de Franca, dom Paulo Roberto Beloto, e celebrada na igreja matriz, os missionários foram acolhidos pelas famílias da paróquia.

O estudo do Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional foi conduzido pelo padre Estevão Raschietti, responsável pelo Centro Cultural Conforti (CCC), em Curitiba (PR), que foi, por muitos anos, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). O assessor destacou o paradigma da saída missionária e a Igreja sinodal onde todos caminham juntos na escuta e na reciprocidade. Discorreu também sobre a verdadeira alegria do Evangelho que faz a vida se torna18813300_1106845216126829_4555582607557069652_nr um dom. “A alegria do Evangelho anunciada tem a sua raiz na festa de Pentecostes, na qual celebramos a plenitude do mistério pascal com o dom do Espírito. Os congressos missionários são festas pentecostais marcadas pela alegria do Evangelho de uma Igreja em saída, toda e sempre missionária por sua natureza”.

A reflexão foi aprofundada nas oficinas temáticas sobre: missão, comunhão, sinodalidade, refugiados, migrantes, pastorais sociais, missão ad gentes, vocação missionária, profecia e martírio. Tudo sob a ótica da Igreja em saída. As conclusões foram apresentadas em plenário.

A programação do encontro incluiu a oração do Terço Missionário conduzido pelo padre José Stella, fundador da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM). Enquanto os trabalhos se desenvolviam no auditório, grupos de oração da diocese de Franca se revezaram para estar com a imagem missionária de Nossa Senhora Aparecida, em uma capela ao lado, preparada especialmente para a ocasião.

A Noite Cultural trouxe apresentações da Companhia de Folia de Reis, Irmãos Costa e da cantora mirim, Gabriele Trovo que cantou com padre Antônio Maria no telão e com seu pai Osmar Trovo. Houve também a oração do Ofício Divino das Comunidades com a presença de comunidades de matriz africana da cidade de Franca.

18739790_1106695086141842_2651629325794968220_nNa missa de envio celebrada no domingo e presidida por Dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro e referencial da missão no Regional Sul 1 da CNBB, onde os missionários receberam a cruz e foram motivados, pelo Evangelho do dia e pelas palavras do bispo, a serem comunicadores de esperança e paz. Dom José Luiz e o padre José Eugênio Fávero, da arquidiocese de Campinas e responsável pelo Projeto Missionário do Regional na diocese de Pemba, no Moçambique, falaram sobre seus desafios e perspectivas e partilharam experiências no continente africano.

Os delegados que participarão do 4º CMN em Recife, receberam todas as orientações necessárias, e nas reuniões por sub-regiões conversaram sobre formas de se articular e animar as dioceses para esse importante evento eclesial.

18767637_1106694612808556_4075098249742790780_nO Conselho Missionário Diocesano (Comidi), que organizou o Encontro, partilhou a experiência de como envolveu a diocese na organização e como reduziu o custo para os participantes por meio da arrecadação de mantimentos e patrocínio. “Queremos expressar a nossa satisfação pelo gesto das famílias que acolheram os missionários em suas casas, experiência que está em consonância ao que foi falado pelo padre Estevão sobre o missionário ser aquele que é acolhido, que é hospede por estar fora de sua casa, cumprindo o chamado que foi feito a todos desde o batismo”, relatou Kika Alves, coordenadora do Comidi de Franca. Ela explicou que o Comidi fará celebrações nas paróquias das famílias acolhedoras, para agradecer pela disponibilidade e também uma celebração com todos os que trabalharam nas diversas equipes.

A oração de encerramento foi um momento mariano e a entrega da Imagem de Nossa Senhora Aparecida para a diocese de São José dos Campos, que sediará o encontro em agosto de 2018.

Com informações do Comidi de Franca

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77