1. O que é a atividade de idosos e enfermos missionários (IEM)?

A atividade dos Idosos e Enfermos Missionários (IEM) é um serviço missionário que a Igreja oferece por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, com a finalidade de animar, despertar, formar e acompanhar a pessoa idosa, enferma e as de limitações físicas para exercer, conforme cada situação particular, sua vocação missionária, cooperando, dessa maneira, com toda a Igreja.

A organização dessa atividade missionária compreende duas dimensões: a de idosos e enfermos, como protagonistas da atividade; e a de animadores e animadoras, responsáveis por acompanhar e dar apoio permanente aos grupos locais de IEM. Incluem leigos, leigas, religiosos, religiosas e presbíteros, unidos pelo lema: “Na alegria ou na dor, serviremos ao Senhor!”

Objetivos

•Animar missionariamente os idosos e aqueles que estão enfermos ou apresentam limitações físicas, para que ofereçam suas orações e sofrimentos pelas intenções da missionariedade da Igreja.

•Ajudar espiritualmente idosos e enfermos a viver a dimensão redentora de suas dores, de modo que, uma vez aceita, possam ser assumidas e oferecidas pelas necessidades dos irmãos e irmãs.

•Convidar o enfermo e o idoso a serem missionários, não só receptores passivos daqueles que os visitam, mas protagonistas da missão, dispostos a cooperar com o serviço missionário.

•Apoiar a formação de novos grupos em cada paróquia e diocese para difundir esse serviço missionário entre idosos e enfermos e assisti-los nessa atividade.

•Estar em comunhão com os demais grupos e movimentos paroquiais, especialmente as pastorais da saúde e da pessoa idosa, ministros extraordinários da comunhão e todos que, por sua vocação, estão próximos a idosos e enfermos.

•Colaborar ativamente com todos os que integram essa atividade missionária, a fim de nutrir a fé e manifestar a alegria que caracteriza todos os missionários.

•Formar-se permanentemente, não só na fé, mas também nos temas específicos desse serviço destinado e protagonizado por idosos e enfermos, considerando as exigências do mundo e da sociedade atual.

•Unir-se, a partir de cada grupo paroquial, às equipes diocesanas, estaduais, regionais e à nacional. Participar de reuniões, atividades e encontros que permitam a vivência da fraternidade e sejam espaços para dirimir dúvidas.

Grupos de idosos e enfermos missionários

Os pequenos grupos de idosos e enfermos missionários são espaços que pretendem favorecer o dinamismo e a seriedade das atividades que realizam, bem como criar e estreitar vínculos entre seus integrantes. São grupos paroquiais e equipes diocesanas com responsabilidades e atividades próprias, de acordo com sua competência.

Algumas orientações são necessárias para estabelecer um novo grupo de idosos e enfermos missionários, no intento de sua organização e preservação como grupo. Reuniões presenciais são oportunas e enriquecedoras, pois, embora o uso das comunicações por redes sociais e virtuais ajude e agilize o trabalho, nenhuma delas substitui o encontro. Não será necessário estabelecer um número específico de reuniões, mas cabe destacar que essas devam ser suficientes para manter o grupo ativo, enriquecer cada integrante e possibilitar discutir temas e propostas.

Outros pontos importantes no processo de criação dos grupos são:

  • Ter convicção sobre o trabalho a realizar – Quem promove essa atividade deve estudar e aprofundar a natureza desse serviço, seus objetivos e a mística que inspira.
  • Informar-se sobre a existência de idosos e enfermos no território paroquial, estabelecer os contatos e delimitar como se realizará as atividades e as comunicações com eles.
  • Identificar, com precisão e antecipação, os lugares onde serão formados os grupos, tais como, institutos, comunidades religiosas, entidades a serviço dos enfermos, lares de idosos, grupos paroquiais, casas de famílias, entre outros.
  • Formar os grupos de idosos e enfermos e definir suas visitas, organizar e designar seus animadores.

Os animadores e animadoras são aquelas pessoas que, com grande estímulo missionário e vocação de serviço com idosos, enfermos e necessitados, realizam esse serviço da igreja. Cada animador, ou animadora, é quem se aproxima do idoso, enfermo, do que sofre e do que tem limitações físicas ou próprias da idade, a fim de animá-lo, formá-lo e propor-lhe a ser um missionário, dentro das possibilidades de cada pessoa e conforme a realidade lhe permite.

  • Oferecer diariamente suas enfermidades ou limitações aos missionários e à missionariedade da Igreja;
  • Rezar intensamente pelos missionários e pela missionariedade da Igreja em todo mundo;
  • Ser um verdadeiro missionário com seu testemunho de vida aos que estão a sua volta;
  • Saber que é chamado a ser santo e a viver como Jesus viveu em sua vida, dia a dia;
  • Testemunhar com alegria cristã sua fé, sua esperança e seu amor;
  • Rezar o terço missionário e pedir a intercessão da Mãe de Deus, conforme for possível às limitações.
  • Contribui com orações, sacrifícios e entrega com a missionariedade da Igreja no mundo inteiro.
  • Vive uma espiritualidade profundamente missionária que se converte em fonte de santificação.
  • Permanece unido em oração, sobretudo celebrando a eucaristia pelas missões, pelos missionários e cada um dos discípulos missionários da IEM.
  • Compromete-se também a rezar pelo Santo Padre, o Papa, por suas intenções e sua missão como pastor de toda Igreja.

Terço Missionário

O Rosário Missionário deve ser uma prática frequente da IEM, que busca alimentar sua espiritualidade missionária, suplicando a intercessão de Maria, Mãe de todos os povos. Ela foi missionária ao anunciar à Isabel a Boa-Nova, momentos depois de ter concebido em seu ventre o Filho de Deus. esta oração, o missionário, ao contemplar momentos próprios da vida de Jesus nos Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, acrescenta as intenções missionárias universais, conforme as cores dos cinco continentes. Na meditação de cada Mistério, pede-se a intercessão de Nossa Senhora tendo presente as realidades sofredoras de cada Continente. O Rosário torna-se assim uma forma de alimentar o olhar universal, na oração e solidariedade com os outros povos espalhados pelo mundo.

tercopom01-ow8jeqs9kqc5rh3olpi8chnbls4na9o7tfo2qe3evm

Tarefas e Atividades

•Eles fazem de sua própria enfermidade e sofrimento uma oferenda diária, junto com suas orações pelos outros enfermos e todo o mundo. 

•Testemunham com seu exemplo vivo, em sua família, entre seus amigos e em seu ambiente, irradiando fé, esperança e caridade. 

•Unem-se a Jesus e a partir da dor compreendem e meditam a Palavra com notável percepção.

•Tem uma experiência viva dos padecimentos de Cristo, no qual encontram a fonte da espiritualidade e da força para enfrentar a própria dor.

•Participam ativamente das atividades da Igreja em união com os outros idosos e enfermos, acompanhados pelos animadores que os ajudam, incentivam e compartilham essa tarefa missionária. 

•Um idoso e enfermo missionário é uma pessoa feliz, que encontra o verdadeiro sentido da vida, aceita os mistérios da dor e reveste-se do amor de Deus. 

•Cooperar com a campanha missionária do dia mundial das missões com uma oferta para a ação missionária da igreja.

Sugestão de roteiros para os encontros

É o que precisa acontecer antes da reunião: a escolha do local do encontro, preparação do material e/ou símbolos a ser utilizados, comunicar com os participantes e dividir as tarefas.

Demonstrar afeto, alegria e atenção aos participantes. Cuidar da pontualidade. Zelar para que os encontros não ultrapassem o período de 1h duração, exceto nos momentos de convivência fraterna, ou ações específicas

Conforme o tema e os objetivos do dia.

Criar momentos especiais de oração.

Momento de partilha sobre as situações vividas na semana (trazer boas notícias e também situações de desafios).

Escutar, meditar e partilhar a palavra de Deus de acordo com o tema ou a liturgia do dia.

É o momento à luz da Palavra, reforçar os compromissos de rezar o terço missionário, oferecer os sacrifícios, fazer visitas, ir à Igreja e participar das celebrações/missas.

Fazer a prece do Enfermo Missionário.

Abraço da paz, lembrar os aniversariantes e motivar para o próximo encontro.

Prece do Idoso e
Enfermo Missionário

Senhor Jesus, quero unir meus anos de vida e minhas dores junto às dores que Vós sofrestes na Cruz:
Para que missionários e missionárias sejam realmente santos e santas;
Para que os guardeis de todo mal;
Para que nenhum deles se perca;
Para que sejam exemplos vivos de cristianismo;
Para que o povo creia na Palavra por eles testemunhada;
Para que sejam sensíveis às dores e alegrias dos povos e da criação;
Para que se preocupem em promover a Vossa glória;
Para que aumente o número de Missionários;
Para que vivam unidos ao Papa e toda a Igreja. Dai-nos, Senhor, missionários santos e sábios para que contribuam, entre todos os povos, com a manifestação do Vosso Reino. Amém!

Maria, mãe de Jesus, vós estivestes no calvário junto à Cruz de Jesus, alcançai-me paciência nas minhas dores e ajudai, com Vosso amor de mãe, a oferecer minha enfermidade para a santificação dos missionários do vosso Filho.
Mãe dos missionários, apóstolos e mártires, recebei as minhas dores e ajudai os missionários que mais sofrem nas frentes da Evangelização.
São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós e por todos os missionários.

Festas importantes do IEM

14 de janeiro: Dia Nacional dos Enfermos
11 de fevereiro: Nª Sª de Lourdes Dia Mundial dos Enfermos
3 de maio: Fundação da POPF
26 de julho: Santa Ana e São Joaquim Dia dos avós
1º de outubro: Santa Teresinha do Menino Jesus Penúltimo Domingo de Outubro: Dia Mundial das Missões
3 de novembro: Nª Sª da Saúde
3 de dezembro: São Francisco Xavier

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77