Identidade missionária é tema de Formação para Seminaristas

No dia 10 de novembro, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Norte 2 realizou a 3ª edição da Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE). O encontro aconteceu na sede da CNBB-N2, em Belém do Pará, e contou com a presença de 59 participantes, entre seminaristas de diversas etapas e Casas de Formação (Belém, Cametá, Ponta de Pedras, Xingu, Zé Doca, Religiosos da Sagrada Face e Sementes do Verbo), padres e voluntários leigos.

fo3Durante todo o dia os seminaristas vivenciaram momentos de espiritualidade, escuta, reflexões e partilhas acerca da identidade missionária do presbítero. Na parte da manhã, Pe. Adriano Santos, da Congregação da Missão, destacou a importância da espiritualidade como ponto chave e primordial para a vida e missão do presbítero, enfatizando que é preciso ter cuidado para não cair no ativismo, mas saber equilibrar vida ativa com vida de oração, uma não deve anular a outra. “A ação pastoral não abastece, ela santifica”, relata o assessor, pois é preciso ter vida espiritual.

Depois, os seminaristas, divididos em grupos, refletiram a partir das interpelações do assessor, sobre a vivência de um verdadeiro espírito missionário e quais os passos que se devem tomar para isto. As contribuições foram imensas, como, por exemplo, trabalhar melhor a formação humana para saber líder com o diferente e com seus limites, tornando-se assim um padre a imagem de Jesus Bom Pastor, além de prezar pela vida comunitária e espiritual, sendo possível transmitir o Evangelho com alegria e sensibilidade missionária. Neste tocante a transmissão do Evangelho, o seminarista deve ter muito cuidado em apontar para Jesus e não para si mesmo, pois deve-se estar no seguimento como discípulo, mas isto só será possível se tiver uma relação íntima com Deus e buscar formação continuada.

A tarde, os participantes ouviram o representante da Organização dos Seminários e Institutos do Regional Norte 2 (OSIB-N2), Pe. Antônio Cardoso, reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção (Diocese de Ponta de Pedras), que falou sobre a visão dos formadores acerca da missionariedade nas casas de formação sacerdotal. Levantando alguns questionamentos sobre a finalidade do encontro, orientou alguns pontos sobre o que é missão, destacando que o missionário não deve sentir-se “colonizador”, mas aquele que se faz um à realidade a qual é enviado.

fo2O seminarista Jardel Farias, da Diocese de Cametá, disse que é preciso “ser missão e não fazer missão”. Também o Religioso da Sagrada Face, Ir. André de Sá, destacou que “a primeira terra de missão é o nosso coração”. Concluíram este momento com grupos de reflexão sobre a realidade do Conselho de Seminaristas no regional e apontamentos para os trabalhos do próximo ano, com uma nova equipe coordenando as atividades.

Questionado sobre a importância da realização de encontros como este, Ir. Dannilo Lira, RSF, responde que “o preparar-se para a missão, também é missão!”. Pois é “o objetivo de, a partir do Magistério da Igreja, animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros da Amazônia em vista de um autêntico espírito pastoral-missionário, o grande motivador para a continuidade dos Formises que realizamos anualmente”, concluiu o coordenador do COMISE Norte 2, Paulo Santos.

A Formação Missionária terminou no fim do dia com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Paolo, coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional), na qual os participantes puderam render graças a Deus pelo bom êxito do encontro e oferecer diante do altar, os planos para o futuro do Conselho.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77