IAM para surdos em Porto Alegre (RS) é destaque no Boletim Internacional da Obra

IAM para surdos em Porto Alegre (RS) é destaque no Boletim Internacional da Obra

O Boletim Internacional da Santa Infância, publicado neste mês de fevereiro pela secretaria da Obra em Roma, destacou nesta edição a experiência do grupo de IAM em Porto Alegre (RS) com crianças surdas. Confira a matéria e o boletim na íntegra:

Acesse o Boletim Internacional da IAM

A Metodologia, o Carisma e a Espiritualidade Missionária da IA M para uma escola de Surdos

IAM cria grupo de crianças surdas em Porto Alegre (1)A Obra da IAM alcança o coração de tantas crianças e adolescentes do mundo inteiro. E, a medida que há mergulho no Carisma da IAM, há o despertar de sonhos e esperanças de fazer com que a Infância Missionária chegue nos corações das crianças e adolescentes que vivem uma outra cultura, neste caso, os Surdos. Num coração missionário, o ardor e a inquietação de ir além fronteiras para melhor servir, é uma realidade cotidiana. Por isso, houve a proposta de implantar um grupo da IAM na Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, em Porto Alegre (RS), para que pudessem vivenciar o Carisma e o compromisso de alcançar o coração de outras crianças e adolescentes Surdos.

Assim, então, iniciou um período de estudo e preparação dos assessores para assumir esta nobre missão, visto que haveria necessidade de adaptação do material e da comunicação em Língua de Sinais, manual e escrita e, fazer chegar à compreensão de tudo o que envolve a Obra. As crianças e adolescentes foram convidadas, aceitaram o convite e deram início ao grupo. A cada encontro, as descobertas, a criatividade, o aprofundamento e a compreensão da Metodologia foram iluminando e inspirando novos passos.

Na comunicação em LIBRAS, tudo passa a ser identificado por sinais. Para tanto, há necessidade de compreender o sentido de cada pessoa, conteúdo, personagem, símbolos e traduzir em sinais. Sendo assim, os Padroeiros, os Mascotes e tudo o que representa a IAM está recebendo um sinal específico; bem como, a visualização em Língua de Sinais escrita. Ainda, há muito a ser construído, mas o caminho está aberto. As crianças e adolescentes estão muito contentes em fazer parte da Obra.

IAM cria grupo de crianças surdas em Porto Alegre (6)A Escola Frei Pacífico pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. O grupo nasceu com a motivação de ser pioneiro na Infância Missionária para Surdos, mostrando que também crianças surdas podem ser missionárias, iniciando com oito crianças do Ensino Fundamental. O assessor do grupo, Ruan Mateus de Carvalho, destaca que a iniciativa é inédita e se preocupa em ajudar as crianças a perceberem a realidade daqueles que mais precisam. “Primeiramente, trata-se de um trabalho totalmente novo: trazer a Metodologia, o Carisma e a Espiritualidade Missionária da IAM para uma escola de Surdos. Essa novidade atinge gradualmente as crianças a criar um espírito mais aberto às necessidades do próximo”. Ele aponta ainda que o grupo não traz benefícios apenas para as crianças, mas também para a Escola e para a Comunidade. “Esse grupo também contribui pra comunidade escolar; pois, na medida em que os alunos têm sua visão aberta à missão, o ambiente todo vai mudando. Do mesmo modo que toda a comunidade (seja religiosa ou não) é atingida por esse trabalho – crianças Surdas que se dedicam a saber o que acontece na realidade missionária e dão sua contribuição”, finaliza o assessor.

Tornar Jesus Cristo conhecido e amado através da Língua de Sinais, tem sido uma alegria inexplicável e uma conquista agraciada por Deus. Que Ele conduza cada adolescente para serem SEMPRE AMIGOS, de todas as Crianças e Adolescentes do mundo.

Ir. Celia da Costa Santos, cifa
Coordenadora estadual da IAM no RS

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu