IAM intensifica preparação para 5ª Jornada Nacional

O mês de maio é um mês importante e significativo para a Infância e Adolescência Missionária (IAM). No dia 19 esta Obra completa 174 anos de fundação. A comemoração no Brasil será marcada pela 5ª Jornada Nacional da IAM no último domingo do mês, dia 28, com o tema: IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania.

Nesta 5ª Jornada as crianças e adolescentes do Brasil estarão em comunhão com a Oceania, Continente representado pela cor azul por ser formado por mais de 10 mil ilhas banhadas pelos oceanos Índico e o Pacífico. Por isso o Cartaz da 5ª Jornada destaca o azul com as ondas que recordam a água, uma realidade predominante na Oceania.
cartaz-5jniamEm todo o Brasil grupos de pequenos grandes missionários se preparam com carinho para este dia especial que acontece nas dioceses, paroquias ou comunidades.

Cartaz, roteiros para celebrações e encontros, orientações para o Cofrinho. Baixe aqui todos os materiais 5ª Jornada Nacional da IAM.

“Muitos se envolvem, a paróquia que acolhe se empenha em fazer o melhor para acolher participantes e toda diocese se volta para a programação desse dia que tem sido bem significativo para a IAM”, destaca Maria da Piedade Souza Rodrigues, coordenadora da IAM no Estado de Sergipe. “As crianças, adolescentes, assessores, famílias e grupos missionários preparam e aguardam com muito carinho esse grande momento”, explica a coordenadora. Em Sergipe a celebração deve acontecer nas três dioceses: Propriá, Estância e Aracaju. A diocese de Estância, por exemplo, costuma reunir mais de 1.000 crianças e adolescentes na celebraço da Jornada.  Estão programadas diversas atividades como caminhada pelas ruas, santa missa com a consagração e entrega dos cofrinhos, apresentações culturais culminando com a coroação de Nossa Senhora e o envio das crianças e adolescentes missionários.

Na arquidiocese do Rio de Janeiro a celebração da 5ª Jornada será na paróquia Nossa Senhora do Carmo. Segundo a coordenadora, Celeste da Conceição Gomes de Loureiro Alves a expectativa é de que cerca de 100 crianças e adolescentes participem. O dia está sendo preparado com bastante carinho pelas crianças, adolescentes e assessores. A programação incluirá uma retrospectiva das jornadas anteriores, momento para conhecer mais o Continente da Oceania, santa missa e diversas atividades.

Motivados pelo lema “Uma Ave Maria ao dia e uma moeda ao mês” os grupos de IAM fazem a sua oferta como gesto de partilha com as crianças e adolescentes necessitadas mundo a fora. Este ano as ofertas do Cofrinho recolhidos na celebração da 5ª Jornada serão enviadas para a Oceania.

 

Outras notícias