IAM em Minas Gerais realiza Congresso Estadual

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de Minas Gerais, realizou o seu o V Congresso Estadual. Com o tema “Missionários com Maria”, e o lema” Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), o encontro reuniu, nos dias 28 a 30 de julho, na cidade de Três Corações (MG), diocese de Campanha, cerca de 250 crianças, adolescentes, assessores e coordenadores das arquidioceses de Belo Horizonte, Mariana, Montes Claros e das dioceses de Campanha, Caratinga, Itabira-Coronel Fabriciano, Divinópolis e Paracatu.

O objetivo foi recordar a presença constante de Maria na vida da Igreja, na vida do povo, na vida de cada pessoa, e ajudar a cumprir os compromissos de “tornar Maria, a Mãe de todos os povos, conhecida e amada” e, juntos com Maria, “tornar Jesus conhecido e amado”.

IAM joseLogo na abertura do Congresso, dom José Lanza Neto, bispo referencial da missão no Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), falou da importância da IAM na formação das crianças e adolescentes. “Se quisermos uma Igreja em saída, como diz o papa Francisco, uma Igreja verdadeiramente missionária, temos que começar pelas crianças e adolescentes”.

Na missa de abertura, padre Alexandre Mancilha, assessor diocesano da IAM na diocese da Campanha, falou do protagonismo das crianças e adolescentes na vida da Igreja, nas comunidades e nas famílias, a exemplo de Maria.

Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, assessor arquidiocesano da IAM, em Mariana, falou sobre o tema e o lema do Congresso. “Maria foi a primeira missionária por seu grande amor e obediência a Deus. Após a anunciação sua primeira preocupação não foi consigo mesma, mas com Isabel. Devemos ser missionários, como Maria, fazendo as pequenas coisas com muito amor. Devemos levar o vinho do amor a nossas comunidades, a nossas famílias e ao mundo inteiro”.

As crianças e adolescentes assumiram os seguintes compromissos: Pessoal: rezar uma Ave Maria diariamente em família; Comunitário: incentivar a consciência missionária na contemplação do terço; Além-fronteiras: fazer visitas continuas, a exemplo de Maria.

IAM MGFelipe Diniz Lourenço, coordenador estadual da Juventude Missionária, falou aos adolescentes sobre a importância da transição para a juventude, mas que não se deve abandonar a IAM. Falou da primeira missão do Estado que acontecerá em janeiro de 2018, em Santa Maria do Suaçuí.

A programação incluiu oficinas, orações, palestras feitas pelas crianças e adolescentes e noite cultural com festa julina e uma animada quadrilha. A nova coordenadora estadual da IAM, Vanilda Duarte Lelles, da diocese de Paracatu, tomou posse.

Na missa de encerramento, presidida por padre Alexandre Mancilha, foi feito o envio dos congressistas e os representantes da arquidiocese de Mariana, sede do próximo Congresso, receberam a cruz missionária e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado de Minas Gerais.

infancia_e_adolescencia_missionaria-minas_gerais (1)“Tomei mais consciência do meu trabalho como missionária que é seguir o exemplo de Maria e levar Jesus ao meu próximo. Só assim vou tornar Jesus e Maria conhecidos e amados”, relatou Luiza de Castro Duarte dos Santos, 11 anos, da diocese de Divinópolis.

Para o jovem assessor Vinicius Julião Ramos, 20 anos, da arquidiocese de Belo Horizonte, “as palestras foram bem trabalhadas e algumas desenvolvidas por crianças, isso mostra o trabalho dinâmico da IAM, em que as crianças falam para outras crianças melhorando o entendimento dos temas debatidos. Com orações, conduzidas pelas crianças, todos rezaram pelo mundo e pelo Congresso, trazendo o Espírito Santo para próximo de nós e fortalecesse as decisões tomadas. A inclusão do terço missionário e da oração da Ave Maria em família ressaltam que uma Igreja em saída é também uma Igreja em constante oração”, disse o jovem.

A coordenadora da IAM na diocese de Caratinga, Irmã Maria de Lourdes Altera, manifestou sua alegria. “É com o coração alegre e agradecido que retornamos às nossas dioceses. Foi um tempo de revitalização a fim de continuarmos com ardor nossa caminhada de missionários e missionárias com Maria: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. Que Maria, nossa querida Mãe, interceda por nós para que sejamos verdadeiros discípulos missionários de Seu Filho Jesus”.

Com informações da IAM em Minas Gerais

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77