IAM do Regional Sul 1 realiza Encontro de Formação

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul-1 realizou nos dias 22, 23 e 24 de abril, na Casa de Missão Fatiminha, localizada na Lapa (SP), o Encontro de Espiritualidade Missionária da IAM, que contando com a representatividade de 12 dioceses do regional, entre coordenadores diocesanos da obra e crianças e adolescentes representando as dioceses.

O encontro foi assessorado pelo Pe. Isaías Daniel, assessor eclesiástico da obra no regional, que pode expor o tema “Participação, comunhão e missão: somos testemunhas de Cristo até os confins da terra”, tema este que nos reporta ao Sínodo, onde o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo à Sinodalidade (outubro 2023). Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão”. O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja nos dias de hoje e nós como IAM devemos atender a este chamado e como compromisso a IAM do Regional Sul 1.

Durante os trabalhos de grupos dentro da temática, foi assumido pelos coordenadores diocesanos e pelas crianças e adolescentes 2 compromissos para este caminho de sinodalidade:

1º Fora da Igreja: Procurar conversar com as crianças e adolescentes que se afastaram da IAM e da própria comunidade; Voltar a realizar visitas nas casas; Ouvir o que as crianças, adolescentes e jovens pensam; Diminuir as barreiras entre catequese e IAM e levar a proposta da IAM para outras paróquias e dioceses.

2º Dentro da Igreja: Formação pessoal e diálogo com o clero; Buscar meios de apoio juntamente com os órgãos públicos para melhorar a vida das pessoas; Visitas a outros grupos da IAM em paróquias e até em outras dioceses; Ampliar os convites nas missas e catequese para conhecer o trabalho da IAM; Procurar se aproximar das pessoas e suas famílias para que possamos viver como famílias missionárias.

Ao final do encontro as 11 crianças e adolescentes se reuniram em um local reservado e puderam realizar a avaliação do encontro e realizaram entre eles a eleição de 2 representantes que irão compor a equipe estadual da IAM, sendo eleitas: Mariane Gomes, 16 anos, da Diocese de São Miguel Paulista e Amanda Aparecida de Souza, 14 anos da Diocese de Limeira. A equipe estadual da IAM do Regional Sul 1 fará todo o trâmite de contato e autorização dos responsáveis para que ambas possam se juntar à equipe estadual.

Para Mariane Gomes e Amanda Aparecida de Souza, “a participação de crianças e adolescentes neste encontro de formação, veio mostrar a força do protagonismo infantil, e o nosso regional de São Paulo, tem muito o que crescer com mais participação nestes encontros de formações”.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa e o envio missionário, para que todos os participantes pudessem levar em vossos corações a chama da sinodalidade e o trabalho da Missão nas respectivas dioceses.

Outras notícias