IAM do Regional Leste 1 realiza encontro para assessores

O Encontro de Aprofundamento de Assessores da IAM do Regional Leste 1 foi realizado entre os dias 01 a 03 de novembro. O retiro contou com representantes das Arquidioceses de Niterói e do Rio de Janeiro, e das Dioceses de Nova Iguaçu, Petrópolis, Valença e Duque de Caxias e Barra do Piraí/Volta Redonda e com a presença da secretária nacional da IAM, Irmã Patricia Souza.

FB_IMG_1572956628602Na sexta feira, a Equipe de Coordenação da Diocese anfitriã acolheu a todos através da dinâmica de abertura do retiro. Em seguida, a Equipe Executiva se apresentou e agradeceu aos participantes por estarem doando esse final de semana para formação. Finalizando a noite de abertura, assessores da Diocese de Petrópolis realizaram a Via Sacra para crianças, em memória a Sexta-feira da Paixão.

Na manhã de sábado, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, cujo a proposta é a de partilhar o que é sagrado para nossa vida e caminhada missionária, se perguntando porque ainda são assessores da IAM, discutindo e sintetizando uma palavra relacionada a missão e refletindo um texto sobre a missão da Igreja no mundo. Finalizando a parte da manhã, Irmã Patrícia comentou sobre o uso adequado da identidade da Obra Missionária no Brasil, a fim de fortalecer a unidade dos grupos, através da logo, lenço e os mascotes, sem se esquecer do carisma que move a IAM.

FB_IMG_1572956634333Na parte da tarde, Irmã Patricia convidou os assessores a partilharem o que mais lhes marcaram durante os estudos matutinos. A espiritualidade é um dos elementos que sustentam os assessores na caminhada, nessa perspectiva, a secretaria nacional apresentou a inspiração da vida missionária, Maria, Mãe de Deus.

Os grupos foram convidados a terem um momento de oração com Nossa Senhora, passando por momentos da sua vida que inspiram a missão da Igreja e de seus membros. Após esse momento, cada assessor foi convidado a ter seu próprio momento de oração, escuta e deserto com o Senhor Jesus, pelo território em que se realiza o encontro. Finalizando a tarde de sábado, os participantes recitaram o Santo Terço Missionário, entregando a vida daqueles que se dedicam a evangelizar e apresentar Jesus aos irmãos.

O terceiro dia de retiro foi iniciado com a oração da manhã, conduzida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que propôs aos participantes louvar a Deus e a suas obras. O estudo do dia, teve como base o editorial escrito pela secretária internacional da IAM, Irmã Roberta Tremarelli, que está incluso no Boletim Pontificium Opus a Sancta Infantia. O editorial traz a reflexão sobre o exercício da paternidade e maternidade espiritual dos assessores, que são animadores na fé das crianças e adolescentes que participam do grupo.

FB_IMG_1572956974503Em seguida, Irmã Patricia fez orientações sobre os processos formativos e eletivos da IAM. O Encontro de Formação de Assessores da IAM (EFAIAM) EFAIAM e o Encontro de Coordenadores da IAM (ECIAM) devem ser realizados em nível diocesano. O EFAIAM necessita ter 20 horas e trabalhar os dez temas contidos no subsídio de formação para assessores, enquanto o ECIAM não tem carga horária definida, mas traz proposta de temas a serem trabalhados no formato de oficinas.

As eleições para Equipes de Coordenação, devem ser confirmadas pelo bispo referencial da missão quando for de nível regional, e pelo bispo diocesano quando corresponder a dioceses. A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo da diocese anfitriã, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, que agradeceu a presença de todos e elucidou em sua homilia que a santidade é um caminho árduo, mas possível de se alcançar.

Outras notícias