Guiné Equatorial: “a missão se faz com o testemunho”, diz cardeal Filoni

O cardeal Filoni encerrou sua visita pastoral à Guiné Equatorial, no dia 25 de maio, na diocese de Bata, com uma missa na Catedral. Na solenidade da Ascensão, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, encontrou sacerdotes, religiosos e religiosas.

“Hoje, nesta Igreja de Bata ressoam novamente as palavras de Jesus, recém-ouvidas e dirigidas a seus discípulos, no dia da Ressurreição. Jesus Ressuscitado envia seus discípulos em missão. Ele os manda a todos os povos, para evangelizar e batizá-los”, disse no início da homilia. Depois de reafirmar que “a Igreja nasceu para evangelizar e esta missão é aberta a todos os batizados, ninguém é excluído”, recordou os inícios da evangelização na Guiné Equatorial, oferecendo aos primeiros missionários “um tributo de gratidão e de respeito por esta grande obra de evangelização que desempenharam”.

AP3071271_ArticoloEm seguida, evidenciou a relação imprescindível entre missão e testemunho: “A missão se faz com o testemunho… Cada um segundo sua identidade, cristã ou religiosa, é chamado a dar testemunho a Cristo Ressuscitado. Todos somos chamados a ser luz do mundo e sal da terra e a iluminar as trevas de nossos mundo: pensemos, por exemplo, na imoralidade de todo dia, no uso das drogas, nos roubos como sistema de vida, na bruxaria, na violência nas famílias e na sociedade, nos semeadores de discórdia e de confusão na fé”.

Aos leigos, o cardeal recordou que “a Igreja realiza sua missão especialmente por meio de seus membros leigos, que a tornam presente e ativa na vida do mundo” e os encorajou: “Vocês, leigos, têm um grande papel a desempenhar na sociedade. Convido-os com todo o coração a assumir suas responsabilidades nos campos político, econômico e social. Façam penetrar e absorver as realidades de seu país e de sua cultura, do sabor do Evangelho. Protejam-se também da confusão das seitas”.

Na parte conclusiva da homilia, o cardeal Filoni exortou os presentes: “Como membros desta Igreja, são convidados a contribuir para seu crescimento. Peço-lhes que testemunhem com coragem o Evangelho, levando a esperança aos pobres, sofredores, abandonados e desesperados, a todos aqueles que têm sede de amor, de liberdade, de verdade e de paz”. Enfim, encorajou: Não tenham medo das exigências da missão, rejeitem temores e incertezas, porque o próprio Jesus nos fez uma promessa solene: “Estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20)”.

RV25707_ArticoloÀ tarde, o cardeal se encontrou com o clero, religiosos e religiosas da diocese de Bata, antes de retornar a Malabo e dali para Roma. “Expresso minha gratidão e apreço por sua ativa presença e seu generoso engajamento na obra de evangelização, na pastoral diocese e, de modo especial, na catequese, no mundo da educação e da saúde. Suas diversas e multiformes atividades pastorais constituem uma preciosa e necessária ajuda na atividade missionária da Igreja”, disse o prefeito do Dicastério Missionário. Em seguida, voltou a ressaltar “a exigência fundamental do testemunho que a Igreja é chamada a dar ao mundo. E se o testemunho da Igreja é exigido a todos os seus membros, é dever, principalmente, dos sacerdotes e das pessoas consagradas, que possuem uma união especial com Cristo… Para ser autênticas testemunhas da presença vivificante de seu amor, hoje e neste país, é imperativo para os sacerdotes e as pessoas consagradas voltar à fonte, ou seja, a Cristo, para proceder bem rumo ao futuro”.

Depois de reiterar que sacerdotes e pessoas consagradas são chamados “a levar a alegria do Evangelho aos pobres”, o cardeal prosseguiu: “é a pobreza evangélica que nos faz superar todo egoísmo e que nos ensina a confiar na providência de Deus. A verdadeira pobreza nos ensina a ser solidários com o nosso povo, a saber compartilhar com caridade. Ela se expressa também em uma sobriedade de vida e nos alerta para os ídolos materiais que ofuscam o sentido autêntico da vida”.

Dentre os motivos de preocupação, o cardeal prefeito citou especialmente “o êxodo de sacerdotes rumo a países europeus que, depois dos estudos não retornam mais para servir a Diocese. É igualmente preocupante que sacerdotes e religiosos se recusem em ir para alguns lugares onde são convidados por se tratar de lugares distantes ou pobres” e advertiu: “a busca do próprio bem-estar é um risco do qual devemos nos proteger. É um testemunho negativo que sacerdotes e pessoas consagradas se dediquem a negócios, ao business, à busca de interesses materiais”.

Filoni concluiu seu discurso com uma exortação ao clero e aos religiosos: “tornem alegre o anúncio do Evangelho com toda a sua pessoa na pobreza, castidade e obediência. Os males que afligem nossas sociedades e sombreiam o rosto da Igreja só podem ser derrotados com a redescoberta e a vivência dos valores evangélicos da pobreza, castidade e obediência. E vocês são chamados a ser modelo disto”.

Fonte: Agência Fides

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77