Grupo de Trabalho “Missões Populares” da Comissão Missionária da CNBB realiza reunião

No dia 19 de fevereiro, no horário das 10 às 12h, aconteceu mais uma reunião virtual dos membros do Grupo de Trabalho “Missões Populares”, da Comissão Missionária da CNBB. Pe. Antônio Niemiec CSsR, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, é um dos integrantes desse grupo.

O GT foi criado com o objetivo de promover uma maior comunhão e articulação entre as diversas metodologias das missões populares, existentes hoje no Brasil, como também para incentivar e dinamizar a caminhada sinodal desses grupos. Além disso, seus membros devem idealizar e preparar o 3º Seminário Nacional das Missões Populares.

A reunião de hoje teve como objetivo dar passos na construção do processo preparatório desse 3º Seminário, a saber: a justificativa do evento, objetivo, passos metodológicos, tema, data, local, participantes, etc.

Houve um consenso entre os participantes da reunião sobre a necessidade de promover o evento. Entre as principais razões, foram apontadas as seguintes: o desafio de revitalizar nosso modo de ser católico e nossas opções pessoais pelo Senhor (cf. DAp, 13); fortalecer ainda mais uma nova consciência missionária na Igreja, fomentada pelo pontificado missionário do Papa Francisco; evidenciar a importância da missão paradigmática em relação à missão programática; revitalizar e atualizar as metodologias da missão popular, reconhecidas e valorizadas pela Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (desde 2003); contribuir com o amadurecimento da consciência missionária na Igreja no Brasil, cujo fruto é o Programa Missionário Nacional 2019-2023; retomar as inspirações da V Conferência de Aparecida da qual se esperava “um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança” (DAp 362).

Após uma rica e frutuosa reflexão e contribuição dos participantes da reunião, foi desenhado o processo de preparação desse 3º Seminário Nacional das Missões Populares que será apresentado na assembleia nacional do Conselho Missionário Nacional (COMINA), a ser realizada em meados de março.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados