Fratelli Tutti: vocação e missão

Por Pe. Francisco de Aquino Júnior*

A Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social” é um convite para voltarmos ao essencial da fé e da missão da Igreja neste momento particularmente dramático da humanidade. Seu objetivo fundamental é “propor uma forma de vida com o sabor do Evangelho” (FT 1). Cada palavra é importante. Trata-se de uma proposta: a fraternidade e a amizade social não são um dado natural nem algo que se impõe, mas uma possibilidade a ser apropriada ou recusada pelas pessoas e pela sociedade. Está em jogo uma forma de vida: dinamizada pela lógica da fraternidade e da amizade, do encontro e do diálogo, do amor e da inclusão, da solidariedade e da justiça, a ser vivida tanto no âmbito das relações interpessoais, quanto no âmbito da sociedade ou das relações estruturais: economia, política, cultura, religião etc. Uma forma de vida com o sabor do Evangelho: é a dimensão social do Evangelho que não se restringe à interioridade das pessoas (conversão do coração), mas se concretiza também nas relações interpessoais e na estruturação da sociedade (transformação da sociedade) ou na dimensão evangélico-espiritual da fraternidade e amizade social, nas quais se concretizam e se expressam em nossa comunhão e participação no mistério de Deus que é Amor.

Certamente há muita coisa importante na vivência da fé e da missão evangelizadora da Igreja que não se pode descuidar. Mas o essencial e fundamental é a vivência da fraternidade e a missão de fermentar e iluminar o mundo com essa “forma de vida com o sabor do Evangelho”. Tudo na Igreja deve estar em função disso, sem esquecer jamais que os sacramentos são sacramentos da fé, que a doutrina é doutrina da fé, que os carismas e ministérios e toda a organização e gestão institucionais estão a serviço da fé e da missão evangelizadora da Igreja e que a fé é “uma forma de vida com o sabor do Evangelho” que tem como marca ou característica fundamental a fraternidade. Por isso mesmo, ao propor e convocar todas as pessoas para a vivência da fraternidade universal, Francisco de Roma, em profunda sintonia com seu irmão gêmeo de fé, Francisco de Assis, conduz-nos ao centro do Evangelho de Jesus Cristo: “todos irmãos”, e recorda-nos o critério fundamental do ser cristão: “Nisso conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros” (Jo 13,35). A vida cristã ou o modo cristão de ser humano consiste precisamente na fraternidade universal que brota da filiação divina.

A fraternidade é mais que uma prática moral. É nossa forma de participação no mistério de Deus que é amor ou de vivência da filiação divina: Nossa entrega confiante a Deus-Amor se dá na (e se mede pela) vivência do amor fraterno. Não por acaso, João insiste tanto na inseparabilidade do amor a Deus e do amor ao próximo (1Jo 3) e Paulo nos recorda que “em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pelo amor” (Gl 5,6). No fundo, esse “dinamismo de abertura e união para com as outras pessoas” não é outra coisa senão “a caridade infundida por Deus” em nós (FT 91). É Deus mesmo agindo/amando em nós: Deus que é Amor amando-nos e amando em nós ou por meio de nós (1Jo 4,7-21). Daí seu caráter espiritual no sentido mais estrito, radical e pleno da palavra.

Isso é tão claro na Escritura que é difícil alguém negar abertamente. Em princípio, todos estão de acordo com isso. Mas quando a gente olha para a vida concreta de nossas comunidades, não é preciso fazer muito esforço para perceber que no centro da vida de nossas comunidades realçam a reprodução e o crescimento institucional (culto, doutrina, templo, dízimo, ministros, fiéis etc.), em vez da vivência e da propagação da fraternidade. Sem falar que muitas vezes nossas comunidades se tornam lugar de preconceito, intolerância, ódio e até aversão aos direitos humanos. O grande desafio é fazer da fraternidade o centro da vida de nossas comunidades: fraternidade entre os membros da comunidade, fraternidade com os que não são de nossa comunidade e, sobretudo, fraternidade com os pobres, marginalizados e sofredores da sociedade.

Falar em fraternidade é falar de nossa vocação primeira e de nossa missão fundamental. Somos chamados a viver na fraternidade (vocação) e a construir um mundo fraterno (missão). Essa é a pedra de toque de nossa fé e da missão da Igreja no mundo. Não esqueçamos que “a estatura espiritual de uma vida humana é medida pelo amor” – “o maior perigo é não amar” (FT 92)! Voltemos, pois, ao essencial: “todos irmãos”! Essa é a marca fundamental da nossa fé. Esse é o desafio/imperativo maior de nosso mundo. Esse é o clamor/apelo que vem dos caídos à beira dos caminhos. Esse é o critério ou a condição para herdar a vida eterna (Lc 10,25-37).

* Presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte (CE); Professor de Teologia da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77