Fratelli Tutti é destaque da nova edição do SIM

A fraternidade é a nossa vocação primeira, o fundamento em nossa missão. Somos chamados e chamadas a construir um mundo fraterno. A nova edição do Serviço de Informação Missionária (SIM) apresenta em seu destaque uma reflexão sobre a Encíclica social do Papa Francisco, a “Fratelli tutti”. Seu título é inspirado em São Francisco de Assis, que usava essas palavras “para se dirigir a todos os irmãos e irmãs e lhes propor uma forma de vida com sabor do Evangelho”. A Encíclica nos provoca a promover uma aspiração mundial à fraternidade e à amizade social.

Nesta edição também destacamos um processo bonito vivenciado nas secretarias das Obras Missionárias e na direção nacional das POM. Nas páginas 10 e 11 você vai conferir a entrevista com o diretor nacional, Pe. Maurício Jardim, que teve seu mandato renovado na direção para o período de 2021 a 2026. Também os novos secretários, Pe. Genilson Sousa, da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), e Ir. Antonia Vania de Sousa, da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), apresentam suas primeiras reflexões à frente das Obras.
Na intenção de aprofundar a reflexão do Programa Missionário Nacional, Pe. Antonio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária, traz um relato das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Formação Missionária, que colabora com os processos formativos referentes à missionariedade na Igreja do Brasil.

Por fim, queremos destacar os testemunhos missionários que animam a caminhada da Igreja e tornam a vivência da fé uma experiência de encontro com o outro. A missionária peregrina, Bernadete de Oliveira, faz o seu bonito relato da vida andando a pé, numa tentativa atual de seguimento ao Peregrino Maior, Jesus Cristo. Você também vai conhecer o testemunho de Ir. Sandra Regina Amado, assessora da Comissão Missionária da CNBB, em sua experiência como Missionária Comboniana. Por último, Pe. Irineu Moreira apresenta a Casa Bom Samaritano, na Paróquia São Pedro Apóstolo em Macarani (BA), que assumiu a vocação de Igreja missionária e libertadora através de projeto social, buscando estar a serviço da vida plena para todos.

Que este tempo seja vivido com fraternidade aos que mais precisam. Desejamos que esta edição do SIM seja uma luz para nos animar na caminhada. Boa leitura.

Acesse a nova edição do SIM – jan/abr 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

7 respostas

    1. Olá! Aqui é José Ribamar, Diácono permanente da Diocese de Pinheiro e Paróquia Santa Luzia de Turilândia Maranhão.

  1. Que Deus ilumine e dê muita sabedoria nesta trabalho tão bonito e tão significativo Fazer o bem ou doar algo para o nosso semelhante, nos faz uma pessoa melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados