Frade franciscano vietnamita é o novo secretário-geral da Pontifícia União Missionária

Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen, OFMConv, é o novo secretário-geral da Pontifícia União Missionária (PUM), Diretor do Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM) e Diretor da Agência Fides. Frade franciscano conventual de nacionalidade vietnamita, foi nomeado pelo cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e inicia seu serviço nas Pontifícias Obras Missionárias em 1º de maio de 2021, por um período de cinco anos.

Pe. Fabrizio Meroni, PIME, esteve a frente da secretaria até 31 de março de 2021

Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen substituiu Pe. Fabrizio Meroni, PIME, que concluiu seu mandato em 30 de novembro de 2020, sendo prorrogado até 31 de março de 2021. Em sua saudação aos Diretores Nacionais das POM, Pe. Meroni, após agradecer os cinco anos de colaboração mútua, expressou o desejo que a direção do PUM seja liderada por uma pessoa da Ásia, África ou Oceania, como um sinal da universalidade da missão da Igreja.

O Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen declarou à Agência Fides: “Desejo expressar minha profunda gratidão ao Santo Padre, guia seguro e inspirador da missão da Igreja nestes tempos difíceis. Agradeço sinceramente ao Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e ao Arcebispo Giampiero Dal Toso, Secretário Adjunto da Congregação e Presidente das Pontifícias Obras Missionárias (OMP), pela confiança e nomeação.

Agradeço ao meu predecessor, Pe. Fabrizio Meroni, PIME, o trabalho realizado com sabedoria e dedicação. Um pensamento especial de gratidão dirige-se também aos secretários-gerais das outras Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Tadeusz Nowak OMI, Ir. Roberta Tremarelli AMSS, Pe. Guy Bognon PSS, assim como aos Diretores Nacionais das POM pela amável e fraterna acolhida. Procurarei fazer todo o possível para levar a cabo o nosso trabalho comum de animação missionária da Igreja universal e dos locais, sempre com entusiasmo, criatividade e em espírito de comunhão e colaboração com todos. Que o Senhor, por intercessão de Maria Imaculada, Mãe de Cristo e dos seus discípulos, de São José e dos bem-aventurados fundadores das Sociedades Missionárias, nos ajude sempre e nos conceda o seu Espírito Santo na missão que nos foi confiada”.

Nascido em 1970 em Qui Nhon (Vietname), sacerdote da Ordem dos Frades Menores Conventuais, o Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen é membro da província religiosa de Varsóvia (Polónia). Desde 2016 é professor titular de Exegese e Teologia Bíblica na Pontifícia Faculdade de Teologia San Buenaventura in Urbe (Seraphicum) e professor visitante na Pontifícia Universidade Urbaniana e na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele é pesquisador da University of Divinity, Catholic Theological College, Melbourne, Austrália, onde lecionou de 2006 a 2011.

Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen, OFMConv, é o novo secretário-geral da Pontifícia União Missionária

Formou-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual de Tula (Rússia) em 1994. Depois de entrar na Ordem dos Frades Menores Conventuais, obteve o Bacharelado em Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia de San Buenaventura em 2001, ano em que fez seu a profissão solene na Ordem dos Frades Menores Conventuais e o Bacharel em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana em 2003, ano em que foi ordenado sacerdote, em Roma. Em 2006 recebeu o doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi reitor da Pontifícia Faculdade de Teologia San Buenaventura Seraphicum, de 2016 a 2021 e vice-reitor da mesma Faculdade de 2013 a 2016. É membro da Comissão Científica da AVEPRO (Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas), nomeado pelo Papa Francisco para o quinquênio 2018-2023. É fundador e diretor do FIATS – “Instituto Franciscano de Estudos Teológicos da Ásia”, criado em 2015 na Pontifícia Faculdade de Teologia São Boaventura.
Ele é autor de vários livros e artigos acadêmicos e é fluente em sete idiomas.

Fonte: Agência Fides

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

  1. Devo dire che è stata una ottima scelta. Con certezza realizzarà un ottimo lavoro per il bene della chiesa.
    Il Signore lo illumini e possa continuare
    Il suo servizio nell’umiltà che è una caratteristica di un vero figlio del “Poverello”: San Francesco di Assisi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados