Fórum Migrações e paz: economia inclusiva para enfrentar desafios sociais

“Fazer com que as migrações se transformem de necessidade em oportunidade, pela paz e o desenvolvimento harmônico da família humana”. Foram os votos do cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, ao pronunciar-se na manhã desta quarta-feira, 22, em Roma, no Fórum Internacional sobre Migrações e Paz, e que teve por tema, “Integração e desenvolvimento: as reação à ação”.

O evento foi organizado pelo Pontifício Conselho do Desenvolvimento Humano Integral, pela Rede Internacional Scalabriniana de Migração e pela Fundação Konrad Adenauer.

forum migraçõesO cardeal recordou, antes de tudo, o encorajamento do papa Francisco, em diversas ocasiões, para que se assuma o fenômeno das migrações, “um dos problemas fundamentais do mundo de hoje”. “No atual quadro mundial, marcado pela globalização – disse o cardeal – é sempre mais evidente a forte interdependência entre paz, desenvolvimento e respeito pelos direitos fundamentais. É difícil hoje, porém, acolher os sinais de um importante compromisso neste sentido, nas relações entre os Estados e entre os povos”.

As migrações no atual quadro político internacional
“Estratégias políticas guiadas por interesses flutuantes, pela insegurança e pelo medo, medidas políticas contrastantes, subdesenvolvimento e evasão dos recursos destinados a debelá-lo, conflitos intermináveis, violações dos direitos humanos, temor pelas consequências das mudanças climáticas e pela crise econômica não resolvida, imposições ideológicas também à assistência humanitária, deterioração de situações políticas, sociais, humanitárias, ambientais, com comércio criminoso de produtos, pessoas e recursos”.

É isto que provoca migrações e, ademais, obstáculos e barreiras no âmbito da política migratória “favorecem o recurso a vias alternativas e mais perigosas de migração irregular, de exploração e de abuso por parte de traficantes de pessoas, e perda de vidas humanas”.

O purpurado acrescentou que “para deter estes crimes, então, se transferem os problemas para outros países, com encargos econômicos e políticos tão grandes quanto perigosos e inadequados para resolvê-los e para garantir os direitos fundamentais das pessoas, a sua proteção e a sua dignidade”.

Migração internacional, direito humano a ser salvaguardado
A migração internacional não pode ser considerada como emergência transitória – prosseguiu o Cardeal Parolin – mas “um direito humano a ser salvaguardado; um componente estrutural que diz respeito a todos os continentes e que é necessário ser enfrentado nas suas causas (…) com sinergia e cooperação a nível global, com um programa sistemático e articulado de intervenções, compartilhado a nível multilateral, com estratégias e medidas orgânicas de sistema, com divisão dos encargos e responsabilidades”.

papa migrantesPara o Cardeal Secretário de Estado, “é necessária uma cooperação em todos os níveis, que nasça da constatação das atuais dificuldades e dos limites de cada Estado”, e que diante deste grande desafio “a comunidade internacional, em primeiro lugar, deveria buscar assegurar aos povos e aos indivíduos, paz e desenvolvimento, fazendo assim da migração, uma livre opção, antes que uma necessidade”.

Migrantes, precioso recurso humano
É “frequentemente subestimada, além disto, a grande contribuição oferecida pelos migrantes… aos países de acolhida, ao produto interno bruto e ao sistema fiscal, com a cobertura de vazios demográficos, de trabalho e de habilidades em setores-chave da economia e de serviços, como de contribuições de inovações, envolvimento, dinamismo, determinação, capacidade de iniciativa, de adaptação e de resiliência, quer na esfera econômica, quer naquela social e de enriquecimento cultural”.

O purpurado afirmou que os migrantes “podem dar tal contribuição, conformando-se às normas do país que os acolhe e respeitando os costumes e os princípios que regulam neles o viver social, e quando o país que os acolhe assegura o respeito de seus direitos e da sua dignidade, desde a sua chegada, atento a quem é vulnerável.

Recordando o discurso do Papa de 4 de fevereiro passado aos participantes do encontro de “Economia de comunhão”, o Cardeal Parolin evidenciou que “é necessário também insistir em mudar as regras do jogo do sistema econômico-social”.

“É necessário que esta economia inclusiva nasça de uma cultura que englobe a equidade social, econômica e ambiental, que saiba fazer frente aos atuais desafios sociais e tecnológicos.

Uma cultura da partilha que pressuponha a reciprocidade, entendida… como envolvimento partícipe e solidário de todos os sujeitos interessados, em que todos podem e devem oferecer a própria contribuição, incluídos os migrantes, os países de proveniência e de trânsito e de contribuição à sociedade civil”.

Uma cultura oferecida com humildade e respeito, “compartilhando a própria experiência com confiança na fraternidade humana e na solidariedade – que para nós cristãos significa caridade – como única resposta razoável, na evidente inadequação de outras abordagens”.

Economia inclusiva que cria vida
Por fim, concluiu o Cardeal, deveria tratar-se de “uma economia inclusiva que cria vida, porque compartilha, inclui os pobres, usa os lucros para criar comunhão faz esperar em um mundo onde os caminhos, entrecruzando-se, trazem nova esperança, dignidade, riqueza de relações; onde também o dinheiro, nesta ótica de dom recíproco, entre no circuito daquele cêntuplo anunciado pelo Evangelho, para quem dá e para quem recebe, para que a alegria seja de todos”.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor