Seminaristas preparam formação missionária nacional

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), concretizando uma das decisões do Plano Trienal de Animação e Ação (2021-2023), têm a alegria de promover o 12º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE).

O FORMISE acontecerá nos dias 27 a 30 de julho de 2023, em Jundiaí (SP) e terá como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Pretende reunir 200 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminário e casas religiosas, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações.

Caminho conjunto
O evento, através da sua temática e dinâmica de preparação, se insere no contexto do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, como também no processo de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional e, antes de tudo, como expressão da caminhada sinodal que envolve diversos organismos da Igreja no Brasil que cuidam da formação inicial dos candidatos ao presbiterado.

Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos seminaristas, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário. Aprofundaremos também a reflexão sobre a vocação enquanto graça e missão que deve sensibilizar e impulsionar a Igreja local e o futuro presbítero para sua responsabilidade pela missão universal.

Para garantir êxito na realização do evento, as POM e a coordenação nacional dos COMISEs contam com a parceria e o apoio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Inscrições
Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo que 110 vagas serão para os Regionais da macrorregião Sul (Sul 1, que acolhe o evento – 80, Sul 2 – 10, Sul 3 – 10, Sul 4 – 10) e 90 vagas para os demais regionais (6 representantes por Regional). Os coordenadores regionais dos COMISEs, em comunhão com os presidentes da OSIB nos Regionais, distribuirão as vagas nos respectivos Regionais e repassarão informações sobre as inscrições dos participantes, tendo como critério a representatividade das etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração e síntese), das dioceses e das casas de formação religiosas, formadores e reitores, bispos e convidados.

Outras notícias