Formação reúne Juventude Missionária no estado do Pará

A Juventude Missionária (JM) do estado do Pará realizou, nos dias 14 a 16 de julho, o seu 7º Encontro Estadual. O evento reuniu na Casa de Retiro das Irmãs Preciosinas, em Belém (PA), 80 jovens oriundos de três dioceses: Abaetetuba, Belém e Bragança e teve como tema “Louvado Seja Deus, pela Mãe Natureza”, e o lema “Como Jovens Missionários com a Missão de cuidar e guardar a criação”.

IMG-20170718-WA0004Padre Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, conduziu a reflexão do tema, como também apresentou parte do Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em setembro.

Além da convivência provocada pelo encontro, a programação incluiu momento de espiritualidade missionária que levou os jovens a uma profunda reflexão.

O sábado iniciou com a oração do Oficio Divino da Juventude seguida de uma reflexão sobre a realidade dos grupos de JM. O trabalho foi realizado com a ajuda do padre Badacer que destacou alguns desafios e apresentou o Plano IMG_20170715_103813404_HDRTrienal de Ação da JM para todo o Brasil, organizado em três eixos: Formação Integral; Articulação e Acompanhamento; Missão e Espiritualidade. Nesse sentido, a JM no estado do Pará pode fazer seu planejamento para o futuro.

A leiga missionária, Raimunda Soares, que está fazendo missão em Moçambique na África, deixou o seu testemunho sobre o trabalho que realiza há muitos anos naquele país. Os jovens puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas e curiosidades.

A noite cultural foi marcada pelo “amigo missionário” onde os jovens trocaram lembranças e também mostraram um pouco da cultura do Estado através de danças como: Carimbó, Xote, Melody, Lambada e Quadrilha.

O encontro serviu ainda para partilhar experiências vividas nos grupos e relatar sobre suas atividades. Foram feitos encaminhamentos e orientações aos grupos. Na missa, o padre Badacer enviou os jovens incentivando-os a continuarem sua missão nas comunidades, paróquias e dioceses.

Com informações da JM no Pará.

Outras notícias