Formação reúne direções nacionais das POM de 18 países

Nesta terça, 2 de fevereiro, começou o webinar online “A missão da Igreja: caridade missionária e arrecadação de fundos”, organizado pela secretaria internacional da Pontifícia União Missionária (PUM) e pelo Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), em colaboração com a Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias da Espanha. O curso, que acontece de 2 a 4 de fevereiro, é exclusivamente em espanhol, e utiliza a plataforma web Zoom, com dois treinamentos diários e discussões relacionadas. Dirigido a funcionários e colaboradores das Direções Nacionais das POM em todo o mundo, o curso conecta 97 participantes, religiosos, sacerdotes e leigos, de 18 países, a maioria de língua espanhola. Os secretários-gerais das Pontifícias Obras Missionárias também participam do webinar, enquanto a moderação está a cargo da Direção Nacional das POM da Espanha.

Após a apresentação do Arcebispo Giampietro Dal Toso, Presidente das POM, o responsável pela abertura dos trabalhos é Javier Alexis Delgado, sacerdote da diocese de Garzón (Colômbia) e Diretor Nacional das POM da Colômbia, que falará sobre o tema “Contextualizando a missão da Igreja: comunicação e caridade missionária”.

Será seguido pela contribuição de Juan Uribe, presidente do Instituto Católico de Arrecadação de Fundos de Madrid. Com estudos em finanças, direito e captação de recursos. Uribe – que em sua trajetória profissional tem procurado aplicar a experiência do marketing ao complexo mundo da arrecadação de fundos, trabalhando há mais de 20 anos com entidades ligadas à Igreja Católica – falará sobre o tema “Arrecadação católica: um novo desafio para os Igreja “.

Cristian Mendoza Ovando, sacerdote incardinado na Prelatura do Opus Dei, e professor associado de Doutrina Social da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma, abordará o tema “Elementos fundamentais para a arrecadação de fundos”, pondo ao serviço seus experiência no projeto de pesquisa CASE, Mordomia, administração e apoio financeiro da Igreja.

A última apresentação será feita por Calos Luna Calvo, professor universitário, diretor estratégico de criação da Agência CanMásMarketing e diretor do congresso internacional de marketing religioso REinspira. Leigo dominicano, empresário e apaixonado por criatividade e marketing religioso, Calvo falará sobre “Marketing Religioso e Arrecadação de Fundos: Chaves para uma Comunicação Eficaz”.

No final do webinar, espera-se uma explicação sobre a experiência da coleta especial realizada pelas POM na Espanha por ocasião do Dia Missionário Mundial, enquanto as conclusões ficam a cargo de Pe. Fabrizio Meroni, PIME, Secretário Geral do PUM e Diretor do CIAM.

Fonte: Agência Fides

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados