Formação missionária para seminaristas destaca centralidade de Cristo

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” iniciou na noite deste domingo, 16, o 9º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise) Nacional. O evento que se estende até sexta-feira, 21, reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), 60 seminaristas de todo o Brasil.

Com o objetivo de intensificar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal a programação inclui reflexões e debates, grupo de estudo, plenário e testemunhos missionários.

IMG_7502

O 9º Formise Nacional está em sintonia com a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado no mês de setembro em Recife (PE). Essa caminhada de conjunto visa dar respostas aos desafios da formação missionária na Igreja.

Inspirados na nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento da Congregação para o Clero, publicado em dezembro de 2016, e ajudado por assessores, o curso aborda as dimensões espiritual e comunitária do presbítero, a missão na vida do presbítero e a formação integral para uma Igreja em saída.

Assista aqui a reportagem da Rede Vida sobre a formação

[ot-video][/ot-video]

“A espiritualidade no processo de formação dos presbíteros segundo Cristo Pastor, Servo e Missionário”, foi tema apresentado nesta segunda-feira, 17, pelo padre João Cândido da Silva Neto, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

IMG_7519“O presbítero é servidor da humanidade. O cuidado pastoral requer uma sólida espiritualidade. Não basta saber teologia, filosofia, é preciso configurar-se com a pessoa de Jesus, Pastor, Servo e Missionário”, afirmou padre João Cândido que na CNBB é também responsável pela Pastoral Vocacional e pela Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib). “Somos homens da Palavra na comunhão com Jesus Cristo com quem alimentamos uma amizade profunda. O nosso ministério é alimentado pela oração pessoal, o centro da espiritualidade”, ressaltou o assessor.

Padre João Cândido destacou ainda, que “a santidade está na humanidade. Como presbíteros temos que ser humanos. Ser santo é ser humano. Não existe uma espiritualidade desencarnada. Nós não temos dois lados. Quanto mais humano, mais parecidos com Deus. Na formação somos chamados a configurar-nos a Cristo fazendo um dom de si aos outros. Formação gradativa, integral e permanente é um caminho de configuração a Jesus, profeta, sacerdote e pastor”, complementou o assessor.

O seminarista Gilberto Junior, da diocese de Crato no Ceará cursa o 3º ano de teologia. O que mais lhe chamou atenção sobre o tema foi a preocupação com a formação espiritual missionária segundo a nova Ratio Fundamentalis “que concebe todas as dimensões da vida de maneira integrada e vivida na comunidade. Eu acredito que a IMG_7560comunidade não pode viver sem uma espiritualidade, muito menos o presbítero. A reflexão de hoje nos ajudou entender isso. Olhar para a espiritualidade como o centro da nossa formação inicial e permanente”, frisou o seminarista.

A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib).

“Hoje percebemos uma maior atenção com a formação missionária dos seminaristas”, observa o padre Jaime C. Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Obra que acompanha os Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises). “É preciso intensificar essa caminhada de conjunto em todo o Brasil e é louvável que os seminaristas presentes representam os 18 regionais da CNBB”.

Após o 9º Formise Nacional, nos dias 21 a 23 de julho, acontecerá a 1ª Assembleia de coordenadores de Comises nos Regionais. Deverão participar também, os membros da Comissão de Articulação Nacional dos Comises.

Confira aqui álbum de fotos do 9º Formise Nacional

Outras notícias