Formação missionária nos seminários é tema de encontro

Padres, responsáveis pela formação presbiteral, seminaristas, coordenadores diocesanos de pastoral e membros dos Conselhos Missionários de Seminaristas estão reunidos, em Brasília, para o Encontro sobre Formação Missionária nos Seminários, que traz como tema “A formação presbiteral à luz da missão: aprofundamento a partir das Diretrizes atualizadas da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil” e foco na formação missionária dos padres diocesanos.

Até o dia 28 de setembro, o grupo vai aprofundar, refletir e partilhar orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos futuros padres, que é a missionariedade, em conformidade com a Ratio Fundamentalis, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

IMG_2936-1024x683“O encontro é para que os sacerdotes e seminaristas estejam convencidos de que não há outro modo de viver como padre, hoje, a não ser como um missionário indo ao encontro das pessoas, as periferias e aos lugares mais afastados”, explica o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Além do aprendizado e da vivência, o representante do Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Nordeste 4 da CNBB e seminarista da diocese de Bom Jesus, no Piauí, Zarenilton Tavares Reis, partilhou com o grupo um pouco da sua experiência missionária no regional.

IMG_2952-e1537890198925-1024x773“Eu creio que essa formação vai me ajudar muito nesse despertar missionário, bem como, fazer essa ligação dos seminaristas com a formação. Quando a cultura missionária é trabalhada nas bases, a partir do seminário, percebe-se algo muito positivo na vida do padre na paróquia”, destaca o seminarista.

A iniciativa procura responder a uma demanda de vários segmentos das Igrejas locais, em vista da formação de um presbitério que possa ajudar no processo de colocar as dioceses em estado permanente de missão, na perspectiva da missão universal.

“O encontro é para refletir sobre a missão como eixo fundamental de todo o processo formativo que precisa ser considerado não como uma coisa a parte, mas como algo central. Além de ajudar o sacerdote na tarefa de animar as pastorais, movimentos e comunidades para que também tenham esse olhar da missão que impulsiona a ir ao encontro de pessoas”, ressalta dom Esmeraldo.

A formação conta com assessoria de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, e de dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Fonte: CNBB

Outras notícias