Fome na África: novo apelo da Caritas para solidariedade

Continuam os apelos incessantes das agências internacionais e das Igrejas africanas, para a fome que afeta vários países do continente. As principais causas da crise alimentar são os conflitos localizados, a seca e os altos preços dos alimentos.

Após o Sudão do Sul também na Somália foi decretado estado de fome. A Caritas na África há meses tem aumentado as intervenções para assegurar a alimentação das comunidades, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis ANSA599680_Articolo(crianças, mulheres, doentes). Segundo um comunicado da Caritas Italiana, tem sido um grande desafio exigir esforços adicionais urgentes e solidariedade internacional que, infelizmente, até agora não são suficientes.

“Neste momento” – disse o papa Francisco na audiência do último dia 22 de fevereiro, “é mais necessário do que nunca o empenho de todos para não parar apenas nas declarações, mas para fazer que a ajuda alimentar seja real e chegue até aos povos que sofrem.” A Caritas eleva fortemente este apelo a todos, para que não fiquem indiferentes a esta crise dramática, para que não volte a acontecer o que aconteceu em 2011, quando 250 mil pessoas morreram de fome.

“Para evitar que situações semelhantes se repitam é essencial que junto com a resposta humanitária haja um comprometimento de agir sobre as causas da crise: a guerra, a erosão ambiental, mudanças climáticas e as politicas econômicas que favorecem grandes corporações em detrimento dos pequenos agricultores e comunidades rurais”, disse o Diretor da Caritas Italiana, padre Francesco Soddu.

Fonte: Rádio Vaticano

Outras notícias