Firmes na fé, tema do Dia dos Mártires Ugandenses

“Firmes na fé que lhes foi ensinada” é o tema escolhido pela Conferência Episcopal de Uganda para o Dia dos Mártires Ugandenses, celebrado em 3 de junho próximo.

O Bispo de Hoima, dom Vincent Kirabo, anunciou recentemente o tema, explicando se refere a um versículo da Carta de Paulo aos Colossenses.

“Trata-se de um tema que exorta os fiéis a testemunharem Cristo com convicção na vida pessoal, familiar, no trabalho e em todos os lugares onde se encontram”, reiterou Emmanuel Kiiza Aliba encarregado pela organização da iniciativa.

ANSA912698_ArticoloO Dia dos Mártires Ugandenses terá um valor especial para a Diocese de Hoima que celebrou, em 2016, o centenário de evangelização, e este ano se prepara para comemorar o 52º aniversário de sua instituição. “Amadurecemos na fé. Agora, devemos aprofundar o Evangelho”, disse Aliba.

Em 3 de junho próximo, está prevista uma celebração solene no Santuário de Namugongo, precedida por uma novena de oração. Os mártires de Uganda são 45, entre católicos e anglicanos. O mais conhecido é Carlos Lwanga. Ele e seus companheiros foram mortos por ódio à fé durante o reinado de Mwanga II (1884-1903) entre 15 de novembro de 1885 a 27 de janeiro de 1887. Foram beatificados por Bento XV em 6 de junho de 1920, e canonizados por Paulo VI, em 8 de outubro de 1964.

Em novembro de 2015, durante sua viagem apostólica ao Quênia, Uganda e República Centro-Africana, o papa sublinhou, em Namugongo, que a herança dos Mártires Ugandenses é representada por “vidas marcadas pela força do Espírito Santo, vidas que ainda hoje testemunham o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo”.

“Não tomamos posse desta herança com uma comemoração passageira ou conservando-a num museu como se fosse uma joia preciosa. Mas honramo-la verdadeiramente, como honramos todos os Santos, quando levamos o seu testemunho de Cristo para os nossos lares e a nossa vizinhança, para os locais de trabalho e a sociedade civil, quer permaneçamos em nossas casas, quer tenhamos de ir até ao canto mais remoto do mundo”, disse o papa Francisco naquela ocasião.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor