Fé, missão ‘ad gentes’ e universalidade: elementos do carisma das POM

“O carisma das Pontifícias Obras Missionárias (POM) forma e desenvolve, em cada batizado, um espírito missionário, arraigado na oração, no sacrifício e na caridade, a serviço do Santo Padre, em seu ministério de promover a missão ‘ad gentes’ e ajudar todas as Igrejas”. Palavras do Arcebispo Dom Giampietro dal Toso no encontro dos diretores nacionais das POM do continente americano.

O Arcebispo Dom Giampietro Dal Toso, presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), inaugurou o encontro dos Diretores Nacionais das POM do continente americano, ocorrido em plataforma virtual. Em seu discurso, Dom Dal Toso refletiu sobre o carisma das Obras, indicando algumas pistas para o trabalho dos participantes. O Arcebispo recordou, inicialmente, as próximas celebrações do bicentenário das POM: “Para mim, esta é uma ótima oportunidade para respondermos a duas questões, aplicadas às nossas respectivas incumbências: Onde nascemos? Qual o nosso papel, hoje, na Igreja? O futuro das Pontifícias Obras Missionárias depende da resposta que dermos a estas duas perguntas”.

Buscar o carismo da Obra
Segundo o Presidente das POM, é preciso fazer um trabalho interno para redescobrir as raízes das nossas atividades, para que sejam eficazes hoje: “Uma reforma verdadeira não consiste tanto em mudar as estruturas, mas em reviver o espírito que as anima”. Isto pode ser traduzido na realidade com um trabalho de aprofundamento sobre a natureza das Obras, junto também com seus Diretores diocesanos. Em relação ao carisma das POM, o Arcebispo disse que se trata de um “carisma único”, que pode ser declinado em quatro modos diferentes: “O carisma não é nosso, mas o recebemos… trata-se de uma realidade que não é nossa, mas nos foi dada; além da gratidão, devemos preservar e aprofundar este dom. Logo, o carisma não é nosso, mas nos foi dado para o nosso bem e de toda a Igreja. Uma vez que este carisma nos foi dado, podemos nos perguntar: o que ele representa, hoje, para a vida da Igreja, ou melhor, por que é útil, hoje, para a Igreja?” Assim, o Presidente das POM definiu o carisma da seguinte maneira:

“O carisma das POM forma e desenvolve, em cada batizado, um espírito missionário, arraigado na oração, no sacrifício e na caridade, a serviço do Santo Padre, em seu ministério de promover a missão ‘ad gentes’ e ajudar todas as Igrejas”

Fé, missão ad gentes, universalidade
Esta definição permite-nos manter a união dos três elementos fundadores, que nos ajudam a compreender e a pôr em prática, hoje, o carisma, que nos foi confiado: “Fé, missão ‘ad gentes’, universalidade”. Aqui, Dom Dal Toso explicou o primeiro: a fé: “A fé é o ponto de partida e de chegada das Obras, porque é o Batismo que habilita a missão em nós; mas, a nossa missão nasce da relação que temos com Cristo, ou seja, da experiência de Cristo ressuscitado. Eis porque a fé em Cristo é o ponto de partida e chegada das Obras”. Segundo São João Paulo II, “a fé se fortalece quando é doada”.

Sobre o segundo elemento, ou seja, a missão ‘ad gentes’, o Arcebispo afirmou que, já nas Escrituras, há distinção entre fé e “não fé”: “Daqui, nasce a nossa grande tarefa: manter vivo o sentido missionário na Igreja, precisamente no anúncio do Evangelho, que jamais deve ser considerado concluído”. Dar novo entusiasmo ao impulso missionário, através da animação à missão, é um desafio que pertence, no fundo, às Pontifícias Obras Missionárias.

Enfim, o Arcebispo Dal Toso, explicou o sentido do terceiro elemento: a universalidade: “A abertura universal, ou seja, o olhar sem confins ao mundo inteiro e a todas as pessoas, que esperam receber o dom da fé, é uma característica das POM, que nos é dada para o bem de toda a humanidade”. Dos três elementos fundadores do carisma POM, segue o aspecto prático: oração, caridade, formação e informação.

O Presidente das POM concluiu sua intervenção destacando cinco aspectos do trabalho dos Diretores das POM no Continente americano: oportunidade de continuar a promoção da experiência das famílias missionárias; convite a encarar o VI Congresso Americano Missionário (CAM6), que se realizará em Porto Rico, em 2023, não tanto como momento de celebração, mas também como ocasião para propor ações concretas nas dioceses; urgência de fazer, na fase preparatória do CAM6, uma reflexão teológica sobre a missão, em nível teológico digno, que não seja reduzida à simples repetição de palavras eclesiásticas, mas construída em uma base bem fundada, coerente e ancorada na doutrina cristã.

Por fim, o Arcebispo exortou os participantes a continuar a trabalhar com os meios de comunicação de massa, mesmo com poucas atividades ou canais, para incidir, concretamente, no tecido dos fiéis; reforçar o compromisso com a caridade missionária.

Fonte: Vatican News/Agência Fides

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor