Famílias Missionárias: Papa Francisco convoca o Ano da Família Amoris Laetitia

“Na próxima sexta-feira, 19 de março, solenidade de São José, será aberto o Ano da Família Amoris Laetitia: um ano especial para crescer no amor familiar. Convido a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade. Rezo para que cada família possa sentir em sua própria casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, para que ela possa preencher nossas pequenas comunidades domésticas com amor sincero e generoso, uma fonte de alegria mesmo em provações e dificuldades”

Com essas palavras o Papa Francisco convidou a todos, durante a oração do Ângelus deste último domingo, para viver de modo especial o Ano da Família. A data celebra os 5 anos da exortação apostólica “Amoris Laetitia” do Papa Francisco sobre a Alegria do amor na Família. Neste período serão promovidas várias iniciativas além de oferecer subsídios pastorais para se “reencantar pela mensagem do Papa” destinada às famílias. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será o promotor dos eventos durante esse período. Aqui no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai animar as ações pastorais por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.

Famílias Missionárias planejam ações para o ano
Buscando estar alinhada com esse pedido do Papa Francisco, as Famílias Missionárias, atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), pretendem investir da formação missionária. As Famílias Missionárias oferecem um espaço para todos os que integram o ambiente familiar poderem colaborar na animação missionária.

Segundo Pe. Badecer Neto, o Ano da Família quer animar a vida missionária da Igreja. “Acreditamos que esse convite do Papa Francisco, interpela e anima as famílias missionária do Brasil na vivência de seu carisma, as impulsionando a buscar fazer emergir com mais vigor aquilo que de fato são, igrejas domésticas missionárias. Que este ano provoque uma renovação e um entusiasmo ainda maior em nossa atividade”, destacou Pe. Badacer.

Pe. Genilson Sousa lembra que o ano terá como foco as formações e a implantação das Famílias Missionárias nas dioceses. “As Pontifícias Obras Missionárias através da Pontifícia Obra da Propagação da Fé planeja ações para a atividade das Famílias Missionárias na linha formativa e no caminho de implantação do serviço da Obra nas dioceses, despertando cada vez mais a consciência missionária em nossas famílias. Como diz a Familaris Consortio: “Entre os deveres fundamentais da família cristã estabelece-se o dever eclesial: colocar-se ao serviço da edificação do Reino de Deus na história, mediante a participação na vida e na missão da Igreja (n 49)” destacou Pe. Genilson.

Sobre o Ano Família Amoris Laetitia
O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.

A exortação apostólica, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.

Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.

Colaboração: CNBB e Vatican News

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados