Famílias Missionárias do Brasil realizam encontro virtual

No último dia 19 de abril, aconteceu a reunião com coordenadores das Famílias Missionárias (FM) do Brasil. De forma virtual foram acolhidos os participantes dos estados de Tocantins, Sergipe, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

A reunião teve início com a leitura orante do Evangelho de Lucas 24,1-12, refletindo sobre quais luzes iluminam o caminhar pessoal e comunitário dos membros das famílias missionárias. Em seguida, foi feito uma partilha sobre a semana santa em Palmas e a experiência missionária na semana santa na arquidiocese de Natal pelas FM, que acontecem todos os anos.

Na continuidade, foi avaliado, rapidamente, a caminhada da atividade junto às POM, nesses dez anos de sua iniciação. Os participantes destacaram que falta ainda o conhecimento da atividade, principalmente, pelas lideranças eclesiais e as forças missionárias. Neste ano, celebrando o ano jubilar missionária, foi pedido pelo secretário nacional da POPF, a possibilidade de ser mais divulgado a atividade pelos participantes. O membros deram a sugestão na produção de vídeo e material de divulgação da atividade.

Joelma, representantes de Natal falou que no mundo digital, facilita a apresentação da atividade missionária as comunidades que ainda não conhecem. Sobre a questão de coordenação das famílias missionárias, o secretário falou da importância de motivar nesse tempo de retomada na preocupação local nas dioceses, onde já tem e, podendo expandir.

Foi lembrando que as atividades se organizam em coordenação estaduais, diocesanas, paroquiais. No momentos temos nas paróquias, em algumas dioceses. Como sugestão, o secretário, motivando o ano celebrativo dos 200 anos da Propagação da Fé, compartilhou o texto produzido pelo GT da JM sobre os 200 anos, pela metodologia da obra, para encontro dos grupos em maio. Além do texto, foi sugerido para que os grupos reapresentem a atividade das FM pela Metodologia durante este ano, para conhecer melhor e divulgar, convidar, e promover ações conjuntas na comunidade, entre elas o compromisso missionário da comunidade, despertar ação missionária com outros grupos e a oração do terço missionário, em grupo ou em comunidade.

Por fim, foi sugerido no mês de maio, mês da Propagação da Fé e Beatificação da Paulina Jaricot, destacar nas celebrações litúrgica o seu testemunho. Por fim, a data da próxima reunião foi agendada para 8 de junho.

Outras notícias