Evangelização no mundo urbano é tema de debate em Juiz de Fora (MG)

No dia 17 de outubro, religiosos e leigos participaram de uma mesa-redonda sobre o tema “A evangelização na cidade – desafios e perspectivas”, promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Protagonizaram a discussão o Prof. Dr. Padre Geraldo Dondici Vieira, e o Ms. Robson Ribeiro de Oliveira Castro.

“Esta mesa-redonda surgiu da ideia de refletirmos teologicamente a Pastoral Urbana em nossa cidade. O II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora se aproxima, e a sua primeira fase irá trabalhar aspectos da evangelização no meio urbano. Então, nada melhor do que nós refletirmos, nesse Mês Missionário, antecedendo o Sínodo, sobre os aspectos pastorais, os desafios, a teologia da missão dentro da cidade”, contou o coordenador do Comise, seminarista Rafael Nascimento.

Segundo o Padre Geraldo Dondici, o Cristianismo nasceu nas cidades. “As grandes cidades da antiguidade foram os primeiros lugares que acolheram a fé. Paulo foi um pregador urbano. Nós, hoje, andamos um pouco atrasados. A cidade vai a nossa frente, nossas respostas talvez estejam insuficientes para todo o desafio que a cidade nos apresenta. Então, vamos nos colocar diante do Espírito Santo com Maria, para que, em um novo Pentecostes, ele nos oriente, nos impulsione a evangelizar a cidade, o lugar da experiência concreta do evangelho”.

O debate, segundo Robson, também teve o objetivo de possibilitar a análise e observar em que medida a Igreja caminha ou precisa ainda caminhar diante do desafio de fazer uma pastoral no meio urbano, com todos os desafios e dificuldades atuais. “A nossa proposta é justamente trazer para reflexão aquilo que o II Sínodo Arquidiocesano propõe: ‘Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados’ (Mt 10, 27). Porque foi a partir dessa realidade que a Igreja se formou; que nós, enquanto cristãos, transmitimos a mensagem do evangelho, o calor de Cristo, a mensagem que Ele veio anunciar”.

Para o Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a Igreja precisa dar respostas aos apelos que o mundo urbano nos faz. “Essa mesa-redonda nos ajuda muito para que possamos nos aprofundar na temática da evangelização na cidade, com toda a complexidade que o mundo urbano possui. Todos nós podemos nos colocar diante de Deus e pedir que Ele faça de nós instrumentos do Seu amor, da Sua paz no mundo da cidade”.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77