Estudantes Claretianos realizam encontros de formação Missionária

Os estudantes da Provincia Claretiana do Brasil realizaram nessa semana dois dias de encontros para a formação missionária que ocorreram na casa do Filosofado Claretiano na cidade Contagem (MG).

A formação levou em consideração o Plano Geral de Formação dos Missionários Claretianos e o objetivo principal dos COMISEs, que é de proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão: na pastoral, nova evangelização e na missão ad gentes além fronteiras. O COMISE Claretiano organizou dois dias de formação.

O primeiro dia foi na terça-feira dia 17/05, onde os estudantes Claretianos se reuniram para a recitação do terço missionário e receberam a Cartilha de Preparação para o 4 COMINSE (Congresso Missionário Nacional de Seminaristas). Durante o momento de oração foram apresentados símbolos que lembram a missão e o carisma Claretiano, como também rezaram pelo bom êxito do 4COMINSE que será realizado em João Pessoa (PB), entre os dias 11-17 de julho, onde dois estudantes serão enviados para representar os estudantes Claretianos do Brasil.

O segundo dia foi na quinta feira dia 19/05, onde ocorreram dois momentos, pela manhã os estudantes Ítalo Lima (Coordenador Nacional dos COMISE’S) e Vinicius Caixeta (Coordenador do COMISE-CMF) estiveram presentes na reunião online dos Párocos da Província Claretiana e apresentaram o COMISE-CMF, que foi o primeiro Conselho Missionário de Seminaristas criado em uma casa de Formação religiosa no Brasil, seus objetivos e finalidades e o projeto de realização das Santas Missões Populares na Paróquia de Santo Antônio Maria Claret, na cidade de Contagem (MG) nos dias 26/06 e 03/07, como também foi apresentado aos Párocos a disponibilidade do COMISE-CMF em ajudá-los nas missões nas diversas Paróquias Claretianas espalhadas pelo Brasil.

O segundo momento, foi pela tarde onde teve como assessor do encontro o Pe. Antônio Niemiec CSsR, Secretário da Pontifícia União Missionária. Inicialmente, Pe. Antônio apresentou um pouco de sua trajetória no Brasil como missionário redentorista e do seu trabalho na Pontifícia União Missionária. Elucidou, também, dentre suas funções está a de colaborar na animação dos diversos ramos que as POM tem no Brasil. Citando seu santo conterrâneo, o Papa João Paulo II, que afirma: todo o Padre é missionário por natureza e por vocação, salientou que missionariedade de todos os fiéis decorre do batismo. Portanto todo cristão, leigos, religiosos e clérigos, devem estar comprometidos na evangelização do mundo.

Diante de uma sociedade que progressivamente se descristianiza e seculariza, salientou o religioso redentorista, nossos planos pastorais devem ir além de atender os cristãos convertidos. A missão deve estar direcionada àqueles que, no mundo, estão afastados de Cristo e de seu Evangelho.

Entretanto, o ardor missionário, necessário a todos, deve nascer do amor por nosso Senhor Jesus Cristo, e não pelo número, tanto de pessoas como de dividendos. Este amor por Jesus traduz-se em primeiro lugar na oração, em seguida no serviço aos irmãos, na dedicação em formar-se, em nutrir a vida em comunidade, nos serviços mais simples e humildes, nas atividades pastorais, enfim, em todas as oportunidades que a Divina Providência oferece. Pe. Antônio concluiu citando o Santo Padre, o Papa Francisco, que diz que: Só se pode ser missionário quem é feliz fazendo o bem aos irmãos. Em seguida, ocorreu a celebração eucarística e um momento de vivência fraterna entre os missionários claretianos.

“De toda a vivificante visita, o que mais me marcou foram as palavras sobre “a disponibilidade missionária que acompanha a fidelidade”. Com isso, Padre Niemiec nos alertou que, a partir da consagração, somos convidados a uma disponibilidade total a Nosso Senhor. Sem preferências para onde ir. Apenas confiar na providência e, com o coração cheio de amor, ir onde somos chamados e não onde queremos. Nosso projeto deve ser sempre configurar-se com Jesus. Sendo generoso e disponível ao serviço como Ele foi, seremos felizes”, destacou o estudante Fabricio Gotelip.

Texto: Vitor Meira, CMF

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77