Encontro Diocesano da JM de Bom Jesus da Lapa (BA)

A Juventude Missionária da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), motivada pelo tema “Ide, sem medo para servir”, reuniu-se entre os dias 7 e 9 de junho para a realização do III Encontro Diocesano da JM.

IMG-20190612-WA0014Na oportunidade, abraçou a proposta de convivência mais profunda com a comunidade acolhedora dinamizada em momentos de oração, partilha e visitas missionárias. A experiência inspirada no Mês Missionário Extraordinário colaborou para a continuação do processo de amadurecimento do carisma missionário dos jovens da diocese, a partir do encontro com o próximo e da partilha das vivencias em Cristo durante sua caminhada. O encontro contou com Mateus Libarino, diocese de Vitória da Conquista, e Uarlei Ferreira, Diocese de Bom Jesus da Lapa, membros da Coordenação Estadual da JM-Bahia.

O Encontro realizado na Agrovila XV, Paróquia de São José Operário, teve início na sexta-feira (07), momento em que os jovens partilharam a leitura orante “O Batismo de Jesus”, (MT- 3, 13-17). Com diversas provocações, esta ocasião, conduzida por Mateus, foi dinâmica, participativa e proporcionou um debate reflexivo e crítico sobre o sentido do batismo. Em continuidade ao processo de formação, foi discutido sobre as realidades da comunidade e sobre o sentindo da missão, ainda nesse processo de formação, houve momentos de espiritualidade conduzidos por refrões meditativos e dança circular.

No sábado (08), após a oração da manhã, os missionários iniciaram as visitas pela comunidade. Após o encerramento das visitas foi realizado o momento de avaliação e de partilha das experiências e impressões sobre tudo que haviam vivenciado naquele dia.

Para Gisele, coordenadora do grupo de base da Agrovila XV e integrante da coordenação diocesana, “um missionário, mesmo fazendo missão em sua comunidade tem surpresas que elevam o seu grau de experiência a um nível muito maior, fazendo com que o ardor missionário cresça ainda mais. Identifiquei um Jesus crucificando em minha própria realidade, escondida atrás de sorrisos que no dia a dia passa despercebido. A missão vai muita além de evangelizar, é ouvir o seu próximo e se colocar em seu lugar”.

O jovem Uarlei Ferreira, Carinhanha-Bahia, resumiu este momento de visita às famílias dizendo “A missão evangelizadora no encontro com o irmão nos torna testemunhas do Cristo missionário que vive em cada um de nós”.

IMG-20190612-WA0015A noite, os jovens puderam compartilhar junto com a comunidade local um momento de espiritualidade missionária, o Iluminar, rezando juntos o Terço Missionário. Em continuidade à programação, houve a Noite Cultural em clima de festa junina, momento de descontração e alegria.

No domingo (09), os missionários participaram da celebração da palavra na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, junto com toda a comunidade, nesta ocasião o assessor Mateus realizou a reflexão sobre o evangelho dizendo: “A experiência do encontro fraterno é sempre uma oportunidade de motivação ao serviço do reino de Deus. Como batizados, somos enviados pelo próprio Cristo que nos convida a missão permanente. Nesse sentido, temos muitos referenciais de irmãos e irmãs que, inspirados pelo Espirito Santo, colocaram suas vidas como instrumento de construção de um mundo mais justo e solidário, a exemplo da Irmã Dulce, a anjo bom da Bahia. Assim, somos constantemente convidados a ser essa igreja viva e acolhedora participante da missão de Deus”.

Para concluir o III Encontro Diocesano da JM, foi feita a memória de todos os momentos e os passos trilhados nestes dias de missão. A Coordenadora da JM-Carinhanha, Meik Silva, conduziu a avaliação final do evento, relembrando também os compromissos a nível estadual e nacional que deverão ser cumpridos no decorrer deste ano, para isso lembrou sobre a importância do planejamento pessoal e de grupo no itinerário do jovem missionário.

O encontro foi finalizado com uma mística de encerramento, em que os participantes em um gesto simbólico, explanaram o que deixam e o que levam da missão. O sentimento foi de gratidão e alegria pela experiência única vivenciada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77