Encontro das Famílias Missionárias prepara Jornada Mundial dos Idosos e dos Avós

No último dia 22 de junho, o secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa, reuniu de modo virtual com os coordenadores das Famílias Missionárias do Brasil. No encontro fez-se a leitura da carta do Papa Francisco sobre a II Jornada dos Idosos e dos Avós cujo tema será “Dão frutos mesmo na velhice” (Sl 92,15).

Os membros do grupo observaram a riqueza e profundidade do tema e da mensagem do Papa, principalmente, a importância do idosos vigiarem sobre si mesmos e aprenderem a viver uma velhice ativa, inclusive do ponto de vista espiritual, no cultivo à vida interior através da leitura da Palavra de Deus, da oração diária e a vivência dos sacramentos, participando nas celebrações litúrgicas.

Num contexto de pandemia e a guerra da Ucrânia e tantas epidemias, o Papa afirma que “muitos de nós maturam uma consciência sábia e humilde, de que o mundo tanto precisa: não nós salvamos sozinhos, a felicidade é pão que se come juntos”.

Nas motivações da carta do Papa e da preparação para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida destaca duas modalidades concretas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: Celebrar em cada paróquia uma missa dedicada aos idosos e ir ao encontro dos que não costumam receber visitas.

Assim, na mensagem, o papa afirma que “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”. Desse modo, essa data grita como tempo oportuno para todos nós cristãos em ser uma presença, juntos àqueles que mais sofreram nesse tempo de pandemia.

Que os grupos das Famílias Missionárias, movimentos, pastorais e nossas comunidades despertem mais o cuidado e a escuta junto aos nossos idosos, pois mesmo na velhice dão bons frutos a serviço do reino no mundo. Os idosos são verdadeiros missionários em nossas casas, comunidades e na sociedade com suas vidas, colaborando materialmente, com orações pelas suas famílias e pelo mundo inteiro.

Outras notícias