Em Pernambuco, paróquia forma novos integrantes da Juventude Missionária

“A Igreja em saída é a comunidade de discípulos missionários que ‘primeireiam’, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam (EG 24)”. Em sintonia com as palavras do papa Francisco, na noite deste domingo, 23, a paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, região metropolitana de Recife (PE), recebeu o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. Na novena em preparação à festa do Padroeiro, o bispo presidiu a celebração Eucarística, durante a qual 26 novos integrantes da Juventude Missionária (JM), após processo de formação, foram integrados ao grupo local.

jm iniciados2

Participaram da celebração o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre Sidnei Marco Dornelas, o secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Badacer Neto e a secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária, Irmã Patrícia Souza. Eles estavam em Pernambuco para participar do II Seminário de Estudos promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2 da CNBB em preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional marcado para os dias 7 a 10 de setembro em Recife (PE).

A paróquia pertence ao Vicariato Cabo e tem como pároco o padre Rogério Silva, coordenador do Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi). “É uma noite história para a nossa paróquia”, afirmou o padre ao manifestar sua alegria em receber os representantes das POM e da CNBB, encarregados de animar a missão em âmbito nacional.

jm iniciados 2Em sua homilia, dom Fernando lembrou que, “a missão da Igreja é anunciar a paz. Por meio dos apóstolos, Jesus envia a todos nós, para que nos sintamos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus como porta vozes. Como discípulos precisamos imitar a Jesus com simplicidade e humildade”. O bispo destacou também os grupos de animação missionária. “Como é bonito uma paróquia que tem a Juventude Missionária, a Infância e Adolescência Missionária e o Conselho Missionário Paroquial. Isso tudo nos garante de sermos uma Igreja que vai ao encontro dos irmãos, aqueles que mais precisam para que eles se sintam queridos por todos nós”, afirmou o arcebispo.

Irmã Patrícia Souza destacou o carisma da IAM onde criança e adolescente ajudam e evangelizam. “No trabalho com a IAM é importante ter sempre presente os cinco continentes para mostrar a universalidade da missão. De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”.

Ao final da missa, o padre Badacer deixou sua mensagem aos jovens. “Estamos em comunhão na oração, no trabalho, para que essa alegria de vocês, essa saída também irradie no Brasil como um todo. É significativo e expressivo os rostos de vocês aqui hoje, é realmente um ânimo para a Igreja. Jovens não desanimem, confiem na força do Espírito de Deus que nos impulsiona sempre para frente”, complementou padre Badacer.

Com informação da Pascom de Olinda e Recife.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados