Em Moçambique, dom Esmeraldo e padre Maurício visitam diocese de Pemba

por Victória Holzbach *

“Percebemos o interesse deles em conhecer nossa realidade e nossa vida”. A alegria pela visita, expressa pela irmã Ana da Glória Rolim, representa o sentimento dos 25 missionários e missionárias brasileiros que atuam na diocese de Pemba, no norte de Moçambique.

Dom Esmeraldo fala sobre o povo que encontrou no norte de Moçambique

A religiosa, da Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, integra a comunidade intercongregacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em Silva Macua. Este foi um dos grupos que recebeu na última semana, a visita do Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, e do padre Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Na programação da visita destes dias, os visitantes promoveram um encontro com os brasileiros presentes na diocese. Segundo padre Maurício, este é um dos principais objetivos da viagem à Moçambique, “encontrar e escutar os desafios que os missionários e missionárias brasileiros enfrentam na missão”. O diretor das POM destaca que a visita está dentro de um objetivo maior, que é preparar uma cooperação maior da Igreja do Brasil com Moçambique, a partir de materiais e do envio de missionários que auxiliem na formação de leigos nas áreas de missão e Iniciação a Vida Cristã”.

Durante os quatro dias de visita na diocese de Pemba, dom Esmeraldo e padre Maurício, além do encontro com os missionários, também estiveram no Seminário Propedêutico Diocesano e em algumas comunidades religiosas da diocese. Nesta segunda-feira, acontece o encontro com os missionários brasileiros da arquidiocese de Nampula e, de 10 a 17, dom Esmeraldo e padre Maurício visitam as paróquias de Micane e Larde, junto à equipe missionária de Moma

Visita a comunidade da CRB

* Jornalista e missionária em Moma, Moçambique.

Outras notícias