Em declaração conjunta, Cáritas e Vaticano pedem à ONU distribuição equitativa de vacinas

Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Cáritas Internacional, assina a declaração conjunta dirigida à Organização das Nações Unidas.

A Caritas Internacional e o Dicastério Vaticano para a Promoção do Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com um comunicado claro e articulado, assinado pelos cardeais Luis Antonio Tagle, presidente da Cáritas Internacional, Peter Turkson, prefeito do referido Dicastério vaticano, e Aloysius John, secretário geral da Cáritas Internacional, pedem que seja possível para todos os países, sobretudo os menos favorecidos, o acesso às vacinas para enfrentar o vírus Covid-19, que há um ano ainda é sentido no mundo inteiro.

O documento, em particular, pede às Nações Unidas para tratar do assunto com uma reunião especial do Conselho de Segurança. A pandemia trouxe à tona a fragilidade e a vulnerabilidade da existência humana, lê-se. Para combater a propagação deste vírus, a família humana tem procurado agir solidariamente, observando o distanciamento social e o isolamento, fechando fronteiras e comunicando-se através do uso massivo da tecnologia digital. O Papa Francisco tem dito muitas vezes que o vírus nos uniu e só solidariamente podemos sair desta pandemia.

O apelo dirigido às Nações Unidas e à Comunidade Internacional propõe que a dívida dos países pobres seja revista e investida em infraestruturas de saúde pública, e afirma a necessidade de proteger os que estão “mais expostos ao vírus”.

“Os pobres, as minorias, os refugiados, os marginalizados são os mais expostos ao vírus. Cuidar deles é uma prioridade moral porque abandoná-los coloca em risco a comunidade global. O nosso bem-estar coletivo depende de como nos importamos com os últimos”, afirma um comunicado enviado à Agência Ecclesia.

O documento diz ainda que “no mundo interconectado, as vacinas devem ser disponibilizadas de forma equitativa”, sendo lançado um apelo aos políticos para “olharem além dos interesses de suas nações e grupos políticos”.

“Abordar a questão das vacinas na perspectiva de uma estratégia nacional estreita pode levar a uma falha moral no atendimento às necessidades dos mais vulneráveis em todo o mundo”, destaca o texto.

Os representantes sugerem ainda o envolvimento de “atores locais” no combate à pandemia, especialmente organizações ligadas à Igreja católica que “têm as estruturas básicas e o contato necessário com as pessoas mais vulneráveis, como migrantes, deslocados internos e marginalizados”.

No documento a Cáritas Internacional pede para que as Nações Unidas e as lideranças mundiais responsáveis por tomar decisões mobilizem as seguintes ações:

– Convocar uma reunião do Conselho de Segurança para abordar a questão do acesso às vacinas como um problema de segurança global com decisões políticas firmes baseadas no multilateralismo.

– Empreender o perdão da dívida dos países mais pobres o mais rápido possível e utilizar os fundos obtidos para melhorar os sistemas médicos e de saúde desses países.

– Promover a produção local de vacinas em vários centros técnicos na África, América Latina e Ásia e torná-las disponíveis nos próximos seis meses, abordando a questão das patentes e da colaboração técnica com as nações mais pobres.

– Atribuir apoio financeiro e técnico às organizações locais da sociedade civil, e em particular às organizações religiosas, para assegurar a preparação das comunidades locais através da conscientização e do desenvolvimento de capacidades.

Fonte: Agência Brasil e Vatican News

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77