Eleita nova presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil

Ir. Eliane Cordeiro de Souza foi conselheira geral da congregação, provincial do Brasil e coordenadora da regional da CRB (RJ). Tem formação em gestão e orientação educacional em escolas públicas e privadas. É pós-graduada em educação popular e especializada em assessoria bíblica. Atualmente se dedica à coordenação do Centro Social Padre Zegrí: Projeto Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças carentes.

No dia 21 de julho de 2022 foi eleita a nova presidenta da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para o triênio 2022-2025, com a participação de 401 religiosas e religiosos na 26ª Assembleia Geral Eletiva. Trata-se de Ir. Eliane Cordeiro de Souza, 67 anos, Mercedária da Caridade, que substitui Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, que havia sido reeleita em 2019. O novo triênio tem por eixo norteador a centralidade em Jesus Cristo, a missionariedade e a sinodalidade.

Irmã Eliane foi conselheira geral da congregação, provincial do Brasil e coordenadora da regional da CRB (RJ). Tem formação em gestão e orientação educacional em escolas públicas e privadas. É pós-graduada em educação popular e especializada em assessoria bíblica. Atualmente se dedica à coordenação do Centro Social Padre Zegrí: Projeto Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças carentes.

Após a divulgação do resultado, Irmã Eliane fez votos de que “permaneçamos no amor e na força de Deus, porque somos chamadas e chamados para amar e servir na caminhada dos pobres, vivendo os desafios da fraternidade”. E concluiu, referindo-se ao Evangelho de João 17,22: “Para que sejam um, como nós somos um”.

A centralidade da assembleia
Ressignificar a vida religiosa consagrada em uma Igreja sinodal: O convite de Jesus é para que “permaneçamos em seu amor” (cf. Jo 15,9), dentro de uma lógica de sinodalidade e profecia, o convite para sairmos ao encontro de todos quantos se aproximarem de nós, a promovermos diálogos fecundos, a cultivarmos esperança e fraternidade onde estivermos. Estas são as diretrizes gerais da 26ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) da CRB.

A 26ª Assembleia definiu horizonte e prioridades
Na busca de ressignificar a vida religiosa consagrada no discipulado de Jesus Cristo, em sinodalidade, missionariedade e contínua conversão, à luz da Palavra, convocadas e convocados a permanecer no seu amor, escutar e responder, com esperança, os gritos e os clamores dos tempos, para tornar visível o Reino de Deus.

Prioridades do eixo discipulado: Cultivar a vivência encarnada da Palavra de Deus como um itinerário de conversão, em atitude de escuta, discernimento e compromisso. Promover a mística do cuidado consigo, com as/os outras/os e com a casa comum, inspiradas/os na Trindade.

Prioridades do eixo sinodalidade: Viver a sinodalidade, a partir da escuta ativa e criativa, favorecendo a irmandade, humanizando e ressignificando o modo de ser, estar e agir nas comunidades, na Igreja e na sociedade. Fortalecer relações interculturais, intercongregacionais e intergeracionais, e efetivar parcerias com outros organismos eclesiais e sociais.

Prioridades do Eixo Missionariedade: Assegurar a presença profética e transformadora junto às infâncias e juventudes e às diversas formas de pobreza e vulnerabilidade nas periferias existenciais, sociais e geográficas. Assumir a ecologia integral e o bem-viver como um estilo de vida, na defesa da Casa Comum e dos povos originários.

A mensagem do cardeal da Amazônia
O arcebispo de Manaus Dom Leonardo Ultich Steiner, carinhosamente chamado pelo povo “Cardeal da Amazônia”, fez uma saudação especial aos religiosos e religiosas, congregações e institutos presentes na vida da Igreja na Amazônia, os quais “na ousadia, perseverança e profecia seguem ao lado dos nossos povos na construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário e comprometido com o Reino de Deus”, diz Dom Leonardo.

Como presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, Dom Leonardo manifestou o desejo de que a Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, “seja de fato expressão de sinodalidade, experiência tão bonita que vivenciamos em toda a Amazônia e que segue ecoando e gerando frutos em nossas igrejas particulares”.

Fonte: Conferência dos Religiosos do Brasil

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77