Dom Peruzzo fala sobre iniciação à vida cristã e missão

Missionário desde que era seminarista, Dom José Antônio Peruzzo (arcebispo metropolitano de Curitiba) abriu as conferências do 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas nesta quinta-feira (11). Sob o tema Iniciação à vida cristã e missão, o arcebispo mesclou, em sua fala, as experiências missionárias pelas quais passou e as indicações do Magistério da Igreja acerca da formação dos futuros presbíteros: “não é possível falar de vocação, excluindo missão”, ressaltou.

DSC_0946Dom Peruzzo sublinhou, ainda, que quando se vai para a missão, as ideias de força fascinadora se transformam em questionamentos sérios. Trata-se de um seminarista em processo de formação tendo que apontar possíveis soluções para todos os problemas do mundo. Segundo o conferencista, o mais forte não são as dores físicas, mas as feridas de pessoas deixadas de lado, sem autoestima – machucadas existencialmente. “Na missão no leprosário descobri como eu era preconceituoso. Enquanto os outros tinham hanseníase, tudo bem, eu os ajudava. Mas quando eu tive essa doença, precisei refazer todas as sínteses anteriores. Pois, para compreender a dor do outro, é preciso conhecer essa dor”, partilhou.

DSC_0975No que diz respeito à iniciação à vida cristã, o arcebispo de Curitiba destacou que o fator missionário não se soma ao ser padre, mas é um com o chamado vocacional. Quando se deixa para trás os tesouros pessoais, aí começa a iniciação ao discipulado. “É preciso fazer uma avaliação de o que estamos deixando para trás, pois não existe, nas Sagradas Escrituras, uma experiência vocacional de alguém que não tenha deixado algo para trás. E isso é um processo. Se quer saber a autenticidade de sua vocação, pergunte-se pela capacidade de despojar-se. Não missionar é golpear a identidade do discípulo. Por isso, vocação e missão andam juntas – se faltar uma, caem as duas”.

Por fim, reiterou sua fala lembrando que antes de ser apóstolo é necessário ser discípulo. As etapas formativas não são apenas para estudar filosofia e teologia, mas para fazer um caminho e tornar-se apóstolo e sair de si. Portanto, iniciar-se na vida cristã é iniciar-se na arte de ser missionário.

Texto: Darlan Schwaab e fotos: Patryck Madeira (equipe de comunicação do 3CMNS)

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77