Dom Esmeraldo: fortalecer a comunhão da Igreja

De 05 a 17 de janeiro de 2023, Experiência Vocacional Missionária Nacional com Seminaristas. Há sempre uma Luz! O encontro com o Papa Francisco

Nós bispos dos regionais Leste 2 e 3 da CNBB, fizemos, neste mês de outubro, a visita ad Limina Apostolorum. Como parte do processo que visa fortalecer a comunhão da Igreja no mundo inteiro, visitamos os organismos da Sé Apostólica que estão a serviço do Papa e das dioceses e prelazias no mundo inteiro e trabalham para a comunhão e missão na vida da Igreja e nos encontramos com o Santo Padre, o Papa Francisco.

Nesses dias, além de visitarmos os vários organismos da Santa Sé, celebramos a santa missa nas quatro basílicas mais importantes de Roma: São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo, onde reafirmamos a nossa fé em Jesus Cristo, o verbo que se fez carne, salvador do mundo.

Destaco também a convivência fraterna entre os bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo como sinal de comunhão entre nós. A visita a Assis foi um momento forte, pois vendo, bem de perto, os lugares onde viveram e morreram São Francisco e Santa Clara, pudemos renovar o nosso compromisso como seguidores de Jesus Cristo, o missionário do Pai, que se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza. A estadia no Colégio Pio Brasileiro que acolhe padres do Brasil que fazem cursos de mestrado e doutorado nos ajudou muito a conhecer aqueles que vieram de várias regiões do Brasil e aqui permanecem para os seus estudos de especialização.

Encontro com o Papa Francisco
O dia 20 de outubro nos trouxe um ponto muito alto da nossa visita ad Limina, pois tivemos a oportunidade de saudar o Santo Padre, entregar-lhe lembranças que trouxemos das dioceses, manifestar nosso carinho e o de todo o povo que enviou muitas lembranças e manifesta sempre o sentido de comunhão.

Após os cumprimentos iniciais, o Papa Francisco se colocou à disposição para o diálogo escutando os bispos e fazendo as suas inspiradas considerações diante de cada pergunta ou observação.

Eu me expressei assim: Santo Padre, o senhor tem se preocupado muito com a formação inicial e permanente dos presbíteros destacando que devem ser próximos de Deus, do seu Bispo, dos presbíteros e do povo de Deus, especialmente dos pobres. Através das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da Comissionária da CNBB, da Organização dos Seminários Maiores e da arquidiocese de Manaus, estamos organizando, para o período de 05 a 17 de janeiro de 2023, uma experiência Vocacional Missionária nacional com seminaristas das várias regiões do Brasil. O cardeal da Amazônia dom Leonardo Steiner, está muito alegre em nos acolher. Estamos esperando uns 450 seminaristas, formadores, religiosos e bispos. Desejamos escutar uma palavra do Santo Padre sobre essa iniciativa.

Tomando a palavra, o Papa Francisco valorizou a iniciativa fazendo ver que é muito importante contribuir para que, no processo formativo inicial e permanente, haja uma maior proximidade dos seminaristas e dos padres com Deus, com o Bispo, com o presbitério e com o povo de Deus, em especial com os pobres.

O Santo Padre continuou mostrando-nos que a experiência missionária ajuda para não esquecermos a memória, pois vamos descobrindo sempre a ação de Deus na vida das pessoas e que é fundamental em sua formação.

Os seminaristas necessitam de uma boa formação com aprofundamento na vida comunitária, espiritual, pastoral e intelectual e de experiências missionárias que contribuam para que não vislumbrem um ministério como promoção, busca de interesse para si, clericalismo; mas a vivência do ser discípulo missionário de Jesus Cristo servo, nas várias realidades.

O Papa Francisco citou ainda o exemplo bem recente dos estudantes que se preparam para a vida diplomática, que, ao terminarem os seus estudos, foram enviados para experiências missionárias a fim de que possam ver, ouvir e aprender nessas experiências que certamente impactam quem delas participa.

Ficamos muito contentes com o que nos falou o Santo Padre.

A experiência vocacional missionária tem como tema: “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo” e como lema: “Cristo aponta para a Amazônia”.

O objetivo geral é: contribuir para que a missão seja o eixo do processo formativo dos discípulos missionários presbíteros e possam “preparar-se para ser não apenas um pastor do rebanho que lhe foi confiado, mas um evangelizador, um missionário, alguém que sai de seus espaços eclesiais e vai ao encontro das pessoas onde elas estão, para descobrir os sinais da ação de Deus e anunciar-lhes o Evangelho do Reino, com novo ardor, novos métodos e novas expressões”.

O fundamento dessa iniciativa missionária está nas orientações e recomendações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (DGAE), das Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (DFPB), do Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros (DMVP) e do Programa Missionário Nacional 2019-2023 (PMN).

Creio que as considerações tão importantes do Papa Francisco nos animam como bispos e animam também os formadores para que possam enviar seminaristas para essa importante iniciativa vocacional missionária a ser realizada na Amazônia. Maria, a Mãe Missionária, Rainha da Amazônia, interceda por essa iniciativa vocacional missionária nacional!

Por esse link, faz-se a inscrição individual. Ao final de cada inscrição, já se gera o boleto. O valor da inscrição de cada participante é de R$100,00 (cem reais).

O Espírito Santo, protagonista da Missão, nos ilumine e nos fortaleça.

Dom Esmeraldo Barreto de Farais – Bispo de Araçuaí – MG

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor