Dom Dal Toso abre a Assembléia Geral das POM

“Nosso carisma é algo que a Igreja sempre precisará. De fato, a Igreja será sempre missionária e, portanto, sempre haverá a necessidade de todo o povo de Deus apoiar a missão da Igreja. Mas os tempos mudam e devemos identificar novas formas de presença, de acordo com as necessidades que surgem ”. O Arcebispo Giampietro Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), declarou nesta manhã a abertura da Assembleia Geral Anual das POM, realizada na Fraterna Domus de Sacrofano (Roma), de hoje até 1º de junho.

Giampietro_Dal_Toso__BPetrik___CNA_8Resumindo a atividade do ano passado, Dom Dal Toso disse que para ele “era antes de tudo um ano de conhecimento, tanto dos Diretores, quanto da atividade realizada. Devo dizer que estou realmente espantado e feliz com o enorme trabalho que é feito em geral pelos departamentos nacionais, especialmente no campo da animação. Sou admirado pelo comprometimento de muitos diretores e pelo zelo deles “.

Cuidar da formação dos diretores nacionais e do pessoal dos escritórios executivos nacionais foi uma das prioridades indicadas pela assembléia geral no ano passado, lembrou o arcebispo, que citou a esse respeito os três seminários realizados, que integram os três dias de treinamento para os novos Diretores, “para que uma mudança de diretor não comprometa o trabalho da administração”, e a elaboração de diretrizes breves para os novos Diretores Nacionais. Outra importante solicitação foi cultivar o relacionamento com os Bispos, “por isso nos últimos meses tenho tentado encontrar os bispos em várias ocasiões”, disse Dom Dal Toso, citando as visitas ad limina, quando as várias Conferências Episcopais eles vêm para Roma, e aqueles em sua sede nacional, além de reuniões com uma centena de bispos presentes no Congresso Missionário Americano (CAM 5).

“O trabalho de conscientização foi facilitado também para a celebração do Mês Extraordinário Missionário em outubro deste ano – continuou ele -. A preparação desta celebração nos pediu muita energia, mas valeu a pena, porque o eco é muito positivo e muito forte. Significa que ainda podemos contar com a sensibilidade missionária de uma parte significativa da Igreja “.

O Presidente das POM definiu, portanto, o CAM como “um belo sinal de impulso missionário para todo o continente americano, com a participação de mais de 2.500 delegados de toda a América”, e informou que para a próximo CAM, que será realizada em Porto Rico, a indicação era levar em conta os aniversários de 2022: 400 anos da Congregação, 200 anos das POM, 100 anos de reconhecimento pontifício, para dar ao Congresso Missionário uma verdadeira marca da missão ad gentes. “Isso por pelo menos três razões: é importante distinguir – não separar – a pastoral ordinária, a missão ad gentes; há vastas áreas das Américas onde a missão ad gentes ainda é necessária; A missão ad gentes abre as Igrejas particulares para uma visão universal. ”

WhatsApp Image 2019-05-27 at 08.19.52Portanto, Dom Dal Toso compartilhou algumas de suas preocupações com a Assembléia: a necessidade de fundamentar teologicamente a atividade missionária das POM e a tendência negativa de disponibilidade financeira, que requer novos métodos de coleta e financiamento para poder continuar a garantir o serviço das POM.

Olhando para o futuro, o Arcebispo disse, entre outras coisas: “Como bem entendem o pontificado do Papa Francisco, estamos caminhando para um período de maior intensidade missionária e missionária, tanto nos territórios classicamente ad gentes quanto nos territórios de tradição mais antiga. Christian. O papel das POM, portanto, não estará diminuindo, mas crescendo, a fim de manter vivo o espírito missionário, do qual a Igreja sempre terá a maior necessidade. As reuniões continentais das POM foram realizadas sobre este tema, cujos resultados serão analisados e levados em consideração para futuras atividades.

Avançando para apresentar o trabalho da Assembléia Geral, o Arcebispo destacou a importância da teologia da missão, escolhida como um “tema pastoral” porque, explicou, “em minhas reuniões com o mundo missionário, logo percebi que É necessária uma reflexão mais aprofundada sobre questões cruciais. Sem uma verdadeira motivação fundamentada, até mesmo nossa atividade de animação permanece limitada ”.

Fonte: Agência Fides

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77