“Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e profecia” é lançado durante a 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB

Nesta quarta-feira, 20 de julho, aconteceu durante a 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional o lançamento do “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia” em uma coletiva de imprensa, no Colégio Maristão, em Brasília (DF).

O documento foi elaborado durante o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, realizado de 6 a 9 de junho de 2022, no Seminário São Pio X, em Santarém (PA) e foi editado pela Edições CNBB. O lançamento teve como objetivo apresentar as resoluções confirmadas no IV Encontro e suas implicações para a prática missionária no bioma, sintetizadas na declaração.

A coletiva foi realizada em formato presencial e online, com transmissão pelas redes sociais e contou com a participação da professora da Universidade Federal de Roraima, doutora Márcia Maria de Oliveira, nomeada perita do Sínodo para a Amazônia pelo Papa Francisco; o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Ulrich Steiner, a representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Rondônia, Maria Petrolina Neto e o bispo da prelazia de Itacoatiara (AM) e presidente da CPT, dom José Ionilton.

O lançamento
Irmã Maria Inês, presidente da CRB, saudou todos os presentes e salientou a importância do momento por ter tido a graça de participar e experimentar o que, segundo ela, foi um encontro sinodal depois do realizado em Santarém, em 1972. “Como nós sabemos esse encontro em 1972 reuniu os bispos da Amazônia para colocar em prática o Concílio Vaticano II”, disse.

E agora, segundo a irmã, 50 anos depois todos se reuniram “percebendo o sinal de Deus após os 50 anos, principalmente para a Amazônia e para o mundo”.

“Sabemos muito bem que se a Amazônia respira, o mundo respira”.

Na sequência, dom José Ionilton, bispo da prelazia de Itacoatiara (AM) e presidente da CPT Nacional, reafirmou as principais diretrizes do “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia”: a evangelização libertadora e a encarnação na realidade.

Dom José Ionilton argumentou que a realidade na Amazônia hoje é mais grave que a enfrentada em 1972, embora as prioridades permaneçam as mesmas. E que por isso no documento atual de Santarém, o de 2022, elas foram mantidas.

O bispo destacou que o “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia” tem como prioridades principais o fortalecimento das comunidades eclesiais de base, a formação dos discípulos e discípulas missionárias na Amazônia, a defesa da vida dos povos da Amazônia, o cuidado com a Casa Comum, a evangelização das juventudes e a igreja com rostos amazônicos.

“A vida consagrada nesse documento é reconhecida como importante. Somos agradecidos pela presença significativa da vida consagrada em nossa Amazônia. Homens e mulheres da vida monástica e apostólica que a partir de seus carismas estão presentes em comunidades onde ninguém quer estar e procuram estar com quem ninguém quer estar”, salientou o bispo.

Dando continuidade, dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, ressaltou que o “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia” é um documento eclesial, fruto de uma Assembleia que contou com a participação do povo de Deus. Ressaltou que ele foi construído durante várias reflexões, análises de conjunturas, debates e, no final, aprovado.

O arcebispo lembrou que a retomada da formação dos discípulos e discípulas missionárias na Amazônia é uma temática necessária na Igreja. “Há uma necessidade de cuidarmos cada vez mais da formação para que a presença da Igreja seja cada vez mais qualificada, profundamente inserida”, disse.

Lembrou também da formação do laicato e que no Documento foi retomada a importância dos institutos de pastoral, sobretudo a de se marcar a presença da sociedade em termos de discussão antropológica, sociológica, para a transformação da sociedade.

Outro elemento importante e retomado no Documento é a agressão aos povos originários, especialmente aos povos indígenas. “A morte do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo é um pequeno sinal da violência que acontece na nossa região. A violência não é daqui, ela vem de fora pela ganância, pela dominação e destruição das terras indígenas, da natureza, das culturas (…). Por isso a nossa reafirmação de estarmos cada vez mais próximos dos povos indígenas”, disse dom Leonardo.

Por fim, o arcebispo agradeceu a presença da vida religiosa na Amazônia, especialmente na arquidiocese de Manaus.

“Que Deus abençoe as nossas congregações, a nossa vida religiosa e que Deus nos dê ânimo e coragem para irmos e anunciarmos a boa nova do Evangelho para que o reino de Deus cresça e dê frutos”, finalizou.

Confira a coletiva na íntegra:

O Documento
Neste documento jubilar, fruto do Encontro de Santarém em 2022, as Diretrizes e prioridades assumidas há 50 anos são ratificadas e atualizadas à luz do recente Sínodo para a Amazônia.

Assim como o Documento de Santarém de 1972 constituiu uma criativa recepção do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, esse Encontro de 2022 deu prosseguimento ao caminho do Sínodo para a Amazônia, assumindo suas inspirações a partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia.

Saiba como adquirir:

De autoria da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a REPAM-BRASIL, o Documento já está disponível para compra no site da Edições CNBB. Adquira-o (aqui).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77