Direção nacional das POM emite comunicado sobre os encontros presenciais

Na manhã desta sexta, 05 de fevereiro, a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias emitiu comunicado a respeito da realização dos encontros presenciais nos próximos meses. O posicionamento pela suspensão dos encontros presenciais nos grupos e atividade das Obras partiu de uma reflexão da direção e dos secretários. “O formato virtual das formações e encontros ganhou força com o prolongamento da pandemia, por isso, incentivamos para que continuem utilizando os meios virtuais que se fazem necessários e indispensáveis neste novo tempo que exige de todos nós novas respostas”, destacou o diretor das POM, Pe. Maurício Jardim.

Confira o comunicado na íntegra:

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS

“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

A pandemia do COVID-19 (coronavírus) no Brasil já atingiu mais de 9 milhões de pessoas infectadas, levando a óbito mais de 228 mil vítimas. Em comunhão com o Papa Francisco, estamos solidários com todas as famílias enlutadas. “A situação da pandemia evidenciou e aumentou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que já tantos padeciam, e desmascarou as nossas falsas seguranças, as fragmentações e polarizações que nos dilaceram silenciosamente. Os mais frágeis e vulneráveis sentiram ainda mais a sua vulnerabilidade e fragilidade” (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, 2021).

Por todo país, as 45 arquidioceses e 217 dioceses têm estendido às medidas práticas de distanciamento social para prevenir em medida maior a contaminação e transmissão do coronavírus que atinge sobretudo os mais vulneráveis. Recomendamos, portanto, atenção e consideração irrestrita aos especialistas de saúde, autoridades competentes e às orientações das dioceses.

Deste modo, as Pontifícias Obras Missionárias orientam que os grupos ligados às Obras continuem com suas atividades presenciais suspensas até o mês de julho de 2021, tais como: encontros, assembleias, formações e assessorias. O formato virtual das formações e encontros ganhou força com o prolongamento da pandemia, por isso, incentivamos para que continuem utilizando os meios virtuais que se fazem necessários e indispensáveis neste novo tempo que exige de todos nós, novas respostas. Esta orientação é dirigida aos grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários e Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

As Pontifícias Obras Missionárias manifestam sua palavra de ânimo, conforto e esperança às pessoas, grupos e atividades vinculadas às Obras. Todas estas orientações visam à proteção e a preservação da vida.

Pe. Mauricio Jardim

Diretor das POM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

  1. Ok
    Sábia decisão.
    É tempo de refletirmos para agirmos com prudência e discernimento. Eis que somos chamados a evangelizar de um jeito novo e de uma forma nova. Estamos aprendendo a darmos atenção e valor a vida ,do jeito com o qual merece ser vivida e valorizada a vida humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados