Dioceses do Paraná enviam missionárias para a África

O domingo, dia 26, foi um dia de grande alegria para a Igreja do Paraná na sua dimensão missionária. Duas dioceses celebraram o envio de um de seus membros para Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

IMG_0617-768x512Pela manhã, numa missa presidida por Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), a professora Amanda Azevedo Doenea, de 23 anos, recebeu a bênção de envio para a Missão. Uma cruz e um Novo Testamento em crioulo, língua nativa da Guiné-Bissau, foram entregues à Amanda, pois a cruz e o Evangelho são os instrumentos principais que um missionário deve carregar consigo. Na celebração estiveram presentes o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Padre Valdecir Badzinski, a missionária Mariana Baião, da Diocese de Jacarezinho, que vive na Guiné-Bissau há um ano e está no Brasil para um período de descanso junto à família, familiares e amigos da enviada.

002-768x512À noite, na cidade de Clevelândia, Diocese de Palmas/Francisco Beltrão (PR), o bispo Dom Edgar Ertl presidiu a missa de envio da missionária Maria Seli da Cruz Santos, 66 anos, conhecida por todos como a “professora Fia”. A missa foi concelebrada pelo pároco, Pe. Ozanilton Batista de Abreu, pelo vigário Pe. Tiago Almeida da Silva e pelo Diácono Rudinei José Willers, que também é assessor do COMIDI. Participaram também o coordenador do COMIRE, Odaril José da Rosa, a coordenadora diocesana da IAM, Andrea Ferreira, a missionária Luana Saragiotto Gomes, que esteve na Guiné-Bissau por três meses, a família, familiares que vieram de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e muitas pessoas da comunidade, especialmente das pastorais e movimentos em que a Fia atuou. Catequista há 53 anos, Fia já coordenou a Pastoral do Dízimo e a Infância e Adolescência Missionária (IAM), em âmbito diocesano e paroquial. Assim como a Amanda, em Umuarama, a missionária Fia recebeu das mãos de Dom Edgar a cruz e o Novo Testamento em crioulo. “Foi a maior alegria que já senti na minha vida, superior até a alegria de dar à luz aos meus filhos, que considero algo humano. Foi uma coisa divina”, assim a missionária Fia definiu esse momento.

Fonte: CNBB Regional Sul 2

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor