Diocese de Toledo (PR) cria o projeto IAM Sustentável

Motivada pela encíclica Laudato Sì, a primeira do Pontificado de Francisco, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Toledo (PR), lançou no último domingo, 07 de fevereiro, o projeto permanente intitulado “IAM Sustentável: porque cuidar da casa comum também é nossa missão!”

É inegável que, historicamente, as ações humanas para com o meio ambiente são desregradas e voltadas para a degradação e deszelo, imbuídas de uma falsa crença de que os recursos naturais não são finitos e de que a Terra deve servir ao ser humano. Diante de uma preocupação socioambiental e prezando pela vida intergeracional, a IAM de Toledo buscará, a partir de uma conscientização das crianças e adolescentes, fazer com que assumam um estilo de vida preocupado e responsável no tocante ao cuidado com a Casa Comum.

Papa Francisco, na ideia central da referida encíclica, quer nos fazer refletir que “tudo está interligado”. E nos convida a ter “uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade”. (91)

Uma ecologia integral, com práticas sustentáveis, busca uma ligação entre o bem-estar dos seres humanos (sem exclusão), bem como dos demais seres vivos e da natureza, de modo a propiciar um desenvolvimento integral, em especial daqueles que foram criados para “cultivar e guardar” (Gn 2, 15) a Terra, que é fruto do amor indelével de Deus.

Assim, a partir da conscientização dos pequenos missionários acerca do Evangelho da Criação e na prática de gestos concretos de solidariedade, próprios do carisma da Obra, a IAM quer, também, se unir a tantas outras ações já existentes no cuidado com a Casa Comum, uma vez que a missão do cuidado não é isolada, mas é compromisso de todos.

Por Vinicius Gomes Fazuline, coordenador Diocesano da IAM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados