Diocese de Toledo (PR) cria o projeto IAM Sustentável

Motivada pela encíclica Laudato Sì, a primeira do Pontificado de Francisco, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Toledo (PR), lançou no último domingo, 07 de fevereiro, o projeto permanente intitulado “IAM Sustentável: porque cuidar da casa comum também é nossa missão!”

É inegável que, historicamente, as ações humanas para com o meio ambiente são desregradas e voltadas para a degradação e deszelo, imbuídas de uma falsa crença de que os recursos naturais não são finitos e de que a Terra deve servir ao ser humano. Diante de uma preocupação socioambiental e prezando pela vida intergeracional, a IAM de Toledo buscará, a partir de uma conscientização das crianças e adolescentes, fazer com que assumam um estilo de vida preocupado e responsável no tocante ao cuidado com a Casa Comum.

Papa Francisco, na ideia central da referida encíclica, quer nos fazer refletir que “tudo está interligado”. E nos convida a ter “uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade”. (91)

Uma ecologia integral, com práticas sustentáveis, busca uma ligação entre o bem-estar dos seres humanos (sem exclusão), bem como dos demais seres vivos e da natureza, de modo a propiciar um desenvolvimento integral, em especial daqueles que foram criados para “cultivar e guardar” (Gn 2, 15) a Terra, que é fruto do amor indelével de Deus.

Assim, a partir da conscientização dos pequenos missionários acerca do Evangelho da Criação e na prática de gestos concretos de solidariedade, próprios do carisma da Obra, a IAM quer, também, se unir a tantas outras ações já existentes no cuidado com a Casa Comum, uma vez que a missão do cuidado não é isolada, mas é compromisso de todos.

Por Vinicius Gomes Fazuline, coordenador Diocesano da IAM

Outras notícias