A Diocese de Serrinha, juntamente com o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), realizou no dia 6 de outubro o I Congresso Missionário Diocesano com o tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lema “Igreja de Serrinha, levanta-te e vai evangelizar!”. Nesse início do Mês Missionário Extraordinário, esse congresso buscou despertar uma consciência em toda a Diocese, respondendo aos apelos do Papa Francisco.
A articulação dos Conselhos Missionários Paroquias (COMIPA) contribuiu muito para o bom êxito do congresso, pois foi por meio das atividades desenvolvidas por eles que cerca de mil e trezentas pessoas se fizeram presente no Congresso. Esse foi assessorado pelo Ir. Silvio Silva, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providencia, que abordou a urgência missionária a partir dos documentos da Igreja e da Palavra de Deus.
No congresso também aconteceram apresentações de algumas forças missionárias que atuam na Diocese como a Infância e Adolescência Missionária, COMIDI, COMIPA, Missão Diocesana e Missionariedade das Pastorais.
A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Ottorrino Assolari, bispo local, que motivou sua igreja a continuar a missão, pois através dela nos tornamos cooperadores de Cristo, afinal, somos Batizados e Enviados para anunciar e testemunhar o Reino de Deus.