Diocese de São Miguel Paulista (SP) celebra o dia da missão

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), viveu intensamente as celebrações do Dia Mundial das Missões, realizado nos dias 19 e 20 de outubro.

Dia Mundial das Missões (46)No sábado, 19 de outubro, foi realizada a Vigília Missionária na Comunidade de Santo Agostinho, reunindo membros das três comunidades, além das Irmãs Missionárias da Consolata e dos Freis Trinitários, congregações religiosas atuantes do território paroquial.

Já no domingo, 20, Dia Mundial das Missões, a paróquia recebeu um grupo de cerca de 80 missionários da Arquidiocese de São Paulo, entre eles, Jovens, Leigos e Irmãs Missionárias da Consolata. Na acolhida da celebração da Santa Missa, o pároco, Frei Vicente de Paulo, da Ordem da Santíssima Trindade, recordou a caminhada missionária realizada na paróquia: “A Vila Curuçá é terra de Missão, as Irmãs Missionárias da Consolata estão aqui a cerca de sessenta anos e os Frades Trinitários a trinta e cinco anos. Neste dia, nós queremos, primeiro, dar graças à Deus por tantos homens e mulheres que ajudaram na evangelização da nossa paróquia, em especial, às Irmãs Missionárias da Consolata e os Freis Trinitários que vieram ‘missionar’ aqui na Vila Curuçá; mas nós também queremos tomar consciência da nossa responsabilidade como missionários e responder o apelo do Papa Francisco que, insistentemente, nos pede para que sejamos uma ‘Igreja em saída'”.

Tornando presente o tema do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em missão no mundo”, durante a celebração foi realizado o batismo de um jovem catequizando.

Dia Mundial das Missões (158)Após a celebração, um grande grupo, formado pelas crianças da Infância e Adolescência Missionária e da Catequese, além de membros do Laicato e Juventude Trinitária e Jovens, Leigos e Irmãs Missionárias da Consolata, seguiram em caminhada até a Comunidade do Bem-Aventurado José Allamano e, com cantos, orações e muita animação deram seu testemunho pelas ruas da Vila Curuçá.

Durante o período da tarde, diversas atividades foram realizadas na Comunidade do Bem Aventurado José-Allamano. Um momento de formação apresentou o processo histórico da evangelização na diocese e paróquia e os objetivos do Mês Missionário Extraordinário, seguido da bênçãos dos continentes; ainda, as crianças participaram de uma gincana; os jovens saíram pelas praças e paradas de ônibus, cantando, rezando e conversando com as pessoas que encontravam pelo caminho; um grupo permaneceu na comunidade rezando o Terço Missionário e grande parte dos missionários saíram pelas ruas, abençoando casas e comércios e visitando os doentes da comunidade.

“Respondendo ao apelo do Papa Francisco, as comunidades da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a Infância e Adolescência Missionária, os Freis Trinitários e a Família Consolata, se uniram para a realização de um dia intenso de oração, ofertas e anúncio do Evangelho. Não é possível falar de missão, sem realizá-la, nem que seja com pequenos gestos.”, partilhou Rodrigo Alves Piatezzi, membro do Conselho Missionário Diocesano de São Miguel Paulista e que ajudou a coordenar as atividades. “Nosso desejo é que a celebração do Mês Missionário Extraordinário e deste dia missionário, desperte nossas comunidades para uma missão permanente”, continuou Rodrigo.

Outras notícias